Connect with us

Fábrica em Secretário abre inscrições para curso de queijo e iogurte no mês de junho; veja como participar

Agenda

Fábrica em Secretário abre inscrições para curso de queijo e iogurte no mês de junho; veja como participar

O curso acontece na fábrica LeitePurO, que fica em Petrópolis. Podem participar pessoas de 15 a 97 anos

O inverno está chegando e, com ele, vem também aquele cheirinho de queijo e vinho no ar. Para os apaixonados por queijos, a notícia é boa: Petrópolis terá um curso de queijo e iogurte no mês de junho. Ele será na fábrica LeitePurO, em Secretário, e é uma oportunidade para quem quer empreender na área ou até mesmo ter a fabricação artesanal como um hobby.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

O curso

O curso será ministrado pelo professor André Alencar, experiente na área de laticínios em Minas Gerais há quase 20 anos, nos dias 18 e 19 de junho. Ao todo, são 12 vagas disponíveis. Na ocasião, os alunos poderão participar de todas as etapas de fabricação do queijo minas frescal e do iogurte, conhecer a fábrica de laticínios LeitePurO e o curral de ordenha, que no momento está sem animais.

Foto: Divulgação

Além disso, terá acesso a três coffees breaks, com queijos feitos na fábrica, geleias e chocolate quente. No sábado (18), será servido almoço no sítio, com comida caseira. No domingo (19), “gran finale”, haverá um churrasco de confraternização no local.

Os inscritos também terão acesso a lojinha com produtos da região, levarão para casa o queijo e o porte de iogurte feitos durante o curso. Todos os participantes irão ganhar certificado de participação.

Foto Divulgação

As inscrições podem ser feitas pelo número (24) 99323-6147. O investimento é no valor de R$ 1.200, com tudo incluído, exceto bebidas alcoólicas.

Sobre a LeitePurO

Localizada a 2 km do centro da Vila de Secretário, a fábrica fica no Sítio Paraná, na rodovia RJ-123. Inicialmente, Augusto só produzia queijo minas frescal para a família e amigos, mas acabou vendo potencial do hobby virar negócio.

Foto Divulgação

O empresário levou um ano construindo a fábrica e, em 2019, inaugurou a LeitepurO, inicialmente com a produção de quatro queijos e logo a seguir já eram sete tipos de queijos.

Tipos de queijo

Foto Divulgação

Minas frescal, Coalho, Meia Cura, Prato Lanche, Prato Raclette, Mussarela e Minas Padrão são os tipos de queijos produzidos hoje na LeitepurO. Ao todo, são mais de 20 etapas para produzir um queijo, da pasteurização do leite até a sua rotulagem.

Foto: Divulgação

Conforme as determinações da Secretaria de Agricultura do Estado, as instalações da LeitepurO transmitem a responsabilidade do senhor Augusto em prol da qualidade dos queijos que produz. Supervisionada por uma nutricionista (Responsável Técnica), a produção não só cumpre, como parece ultrapassar os padrões de higiene esperados por um visitante.

Visitação

Foto Divulgação

A visita guiada custa R$20,00 por pessoa, sendo que crianças até 7 anos não pagam. Além de conhecer o curral e fábrica, o visitante participa de uma degustação de três tipos de queijos e geleias e doces da região. Durante a visita, os visitantes podem comprar queijos e produtos da região na lojinha da fábrica. O agendamento deve ser feito através do WhatsApp (24) 99323-6147.

Veja também:

Esse post foi feito em parceria e com o patrocínio da fábrica de queijos artesanais LeitepurO
LeitepurO no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir