#ConscientizaPetrópolis: Especialista alerta para importância da vacinação contra gripe
Com a chegada do inverno, médico explica que aumentam os números de casos graves provocados pelo vírus influenza
Médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE), Antônio Luiz Chaves Gonçalves faz um alerta à população para o aumento de casos de gripe com a chegada dos dias mais frios e sobre a importância da vacina contra influenza.
Foto: Divulgação UNIFASE
“Nós nos acostumamos a escutar nesses dois anos da pandemia sobre a importância da vacinação, de todos serem vacinados. E parece que a comunidade brasileira procurou as vacinações, tanto isso é verdade que controlamos a pandemia da covid no Brasil. Mas agora estamos diante de um novo desafio, que é a proximidade do inverno e o número de casos da gripe comum”, disse.
O médico ressalta que, em alguns casos, a gripe pode levar à internação e provocar pneumonias graves. Para ele, a forma de prevenir esses casos mais graves é a vacinação. “Que todos procurem a vacina da gripe para que, quando chegar o inverno, a imunidade que vai ser desenvolvida seja máxima”, explica o médico.
Para ele, vacinar os grupos prioritários será um grande avanço. “Se nós vacinarmos, principalmente os grupos de risco, que são as crianças menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos e os profissionais da saúde, se a gente conseguir uma grande cobertura vacinal para esses três grandes grupos, teremos certeza absoluta do controle acentuado da disseminação do vírus da gripe influenza nos meses de inverno. Por isso, é indispensável que todos procurem os postos de saúde”, conclui o especialista.
Sobre a campanha de vacinação
Podem se vacinar contra influenza, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias, outros grupos prioritários, como gestantes, puérperas, professores e profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento.
A vacinação ocorre das 8h30 às 15h30, exceto para as unidades localizadas nas áreas rurais e naquelas que funcionam com terceiro turno.
Nas que funcionam nas áreas rurais (PSF Brejal e PSF Vale das Videiras) o atendimento é das 8h30 às 14h30. Já aquelas que contam com o terceiro turno (Centro de Saúde Coletiva, PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Itamarati e UBS Mosela) a vacinação é das 8h30 às 19h.
Veja os pontos de vacinação
Centro de Saúde Coletiva
PSF Alto da Serra
UBS Morin
UBS Alto independência
UBS Quitandinha
PSF Santíssima Trindade
PSF Bairro Castrioto
PSF Comunidade São João Batista
UBS Mosela
PSF Moinho Preto
PSF Pedras Brancas
Ambulatório Escola
UBS Itamarati
Hospital Alcides Carneiro
PSF Carangola
PSF Vale do Carangola
PSF Fazenda Inglesa
UBS Araras
PSF Águas Lindas
UBS Itaipava
PSF Comunidade Primeiro de Maio
PSF Boa Esperança
UBS Pedro do Rio
PSF Secretário
PSF Posse
PSF Brejal
Veja também
- Saiba quem pode se vacinar em Petrópolis contra Covid-19, influenza e sarampo
- Com baixa de 40% nos estoques, Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa pede doações
- Vacinação contra a Covid-19 vai acontecer apenas nas unidades de Saúde de Petrópolis; confira as mudanças
- Veja quem pode receber a 4ª dose da vacina contra Covid-19 em Petrópolis