Connect with us

Petrópolis vai receber projeto ‘Emergência do Riso’ dos Palhaços sem fronteiras

Cidade

Petrópolis vai receber projeto ‘Emergência do Riso’ dos Palhaços sem fronteiras

Grupo fará intervenções artísticas em áreas atingidas pelas chuvas em fevereiro e março. Objetivo é promover espaço de conforto e resiliência

Petrópolis vai receber o projeto “Emergência do Riso” dos Palhaços sem fronteiras nos dois próximos fins de semana. Ao todo, serão feitas 12 intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade.

Foto: Ricardo Avellar

As intervenções serão nas localidades do Alto da Serra, Rua Teresa, Morro da Oficina, Chácara Flora, Vila Felipe, 24 de maio, Rua Nova, 1º de Maio, Quissamã, Caxambu e Cond’Eu. Ao todo, dez profissionais do Rio de Janeiro, Baixada Santista e da Região Serrana participarão da iniciativa.

De acordo com os organizadores, o objetivo é promover um espaço de conforto e resiliência emocional e resgatar o otimismo das famílias afetadas pelas tragédias de fevereiro e março de 2022, colaborando com a construção de um futuro mais estável e seguro.

Estudos indicam que, a palhaçaria, através da ludicidade e da brincadeira, é uma ótima porta de entrada para cativar crianças e jovens que precisam melhorar os processos de aprendizagem e mesmo aquelas que precisam de atendimento psicológico.

“O lúdico, abre os ouvidos dos indivíduos e cria um ambiente de conforto e confiança no qual mensagens importantes podem ser comunicadas, além de contribuir para um processo de recuperação emocional”, afirma Aline Moreno, diretora executiva dos PSFB.

Além das ações presenciais, os Palhaços Sem Fronteiras chegarão em Petrópolis também de maneira virtual, com o projeto “Infinitas Peripécias”, que traz uma série de vídeos acompanhados por material pedagógico.

Sobre o projeto

Os Palhaços Sem Fronteiras Brasil são uma organização sem fins lucrativos que se utilizam do riso, da arte circense e do encontro lúdico como ferramenta para a regeneração afetiva.

Foto: Ricardo Avellar

O grupo conta com vasta experiência em situações de crise humanitária, atuando no Brasil e América Latina em comunidades afetadas por desastres e crimes ambientais, violência, pessoas em situação de refúgio, entre outros.

Fundada por Aline Moreno e Arthur Toyoshima, a organização está comprometida com o desenvolvimento de uma pedagogia própria para uma formação integral e cidadã, dando e recebendo formações de maneira híbrida.

Mais informações podem ser obtidas pelo instagram @palhacossemfronteiras ou no site www.palhacossemfronteiras.org.br .

Veja a programação

Primeiro fim de semana

Sexta-feira (6) – Quissamã – 14h
Sábado (7) – Rua Teresa – 10h/ Morro da Oficina – 14h
Domingo (8)- Chácara Flora + Vila Felipe – 10h/ 24 de Maio + Rua Nova – 14h

Segundo fim de semana

13 de maio (sexta): 11h – Caxambu / 14h – BNH

14 de maio (sábado): 10h – Sítio / 14h – Conde D’eu

15 de maio (domingo): 10h – 1º de maio / 14h – Alto da Serra

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir