Connect with us

Petrópolis está há 35 dias sem registrar mortes por covid-19

Saúde

Petrópolis está há 35 dias sem registrar mortes por covid-19

Abril foi o primeiro mês desde o início da pandemia que a cidade não teve registros de óbitos pela doença

Petrópolis não registra mortes por covid-19 há 35 dias. Segundo a Secretaria de Saúde, o último óbito confirmado foi no dia 29 de março de uma idosa de 65 anos. Neste momento, também não existem mortes suspeitas sendo analisadas.

Dados do painel de monitoramento revelam que o mês mais crítico da pandemia, foi em abril de 2021, quando 300 pessoas morreram vítimas da doença na cidade.

Foto: Divulgação HST

“Esse é um grande marco para a nossa cidade. Infelizmente, perdemos 1.658 pessoas para a doença e elas não podem ser esquecidas, pois muitas famílias ainda choram suas perdas. Porém, chegarmos a essa marca é uma grande vitória. Aos poucos e com a união de todos, está sendo possível vencer essa batalha”, diz o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, a vacinação aliada a manutenção das medidas de proteção, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social permitiram esses dados positivos.

“Os petropolitanos entenderam, principalmente, o quanto é importante tomar a vacina. Neste momento, já chegamos a 97,6% da população vacinável atendida com a primeira dose e 90% com a segunda. Agora, é fundamental seguindo com a vacinação que agora, inclusive, não é mais necessário o agendamento para receber o imunizante”, explica o secretário.

Internações

A Secretaria de Saúde informou que cinco pessoas permanecem internadas em leitos da rede privada na cidade após contraírem a covid-19. Duas estão em leitos clínicos e outras três permanecem internadas em UTIs, de acordo com o município.

Veja o número de óbitos por mês em 2022

Janeiro – 25

Fevereiro – 47

Março – 10

Vacinação em crianças

A primeira dose do imunizante também já chegou a mais de 18 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos e 10.367 foram imunizadas com a segunda dose, o que representa, respectivamente, 69,4% e 39,98% de cobertura do público vacinável desta faixa etária.

Uso de máscara

O uso de máscara deixou de ser obrigatório em Petrópolis no dia 13 de abril. A decisão foi tomada pelo Comitê Científico após avaliar o cenário epidemiológico do município. A proteção já era facultativa em locais abertos desde o dia 15 de março.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir