Operação conjunta é realizada para dragagem e limpeza dos rios de Petrópolis
Equipes do Inea e da Comdep estão atuando nos rios Palatinato, Quitandinha e Piabanha retirando lixo, mato e bancos de areia
Uma operação conjunta foi iniciada nesta terça-feira (26) para dragagem e limpeza dos rios Palatinato, Piabanha e Quitandinha. Equipes da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) trabalham na operação.
Foto: Divulgação/PMP
As obras nos rios da cidade começaram no mês de março, após as tragédias na cidade, sobre responsabilidade do Inea, no Rio Piabanha, no trecho do Palácio de Cristal.
Ainda que a Lei Estadual de Recursos Hídricos estipule que a responsabilidade pela manutenção dos rios é do Estado, bem como matriz de responsabilidade definida em audiência na 4ª Vara Cível, a Comdep iniciou na última semana o trabalho de retirada de terra e lixo do leito e margem do rio na altura da Avenida Koeler, com o objetivo de dar mais rapidez ao processo de recuperação da cidade.
“A Comdep tem equipe especializada e com grande conhecimento na dragagem dos rios de Petrópolis. São profissionais preparados e que conhecem muito bem os leitos dos rios. Por isso, mesmo a responsabilidade pela dragagem sendo de responsabilidade do estado, estamos dando todo o apoio necessário para o Inea”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ao todo, duas escavadeiras hidráulicas, um trator e oito caminhões serão usados na execução do trabalho. “Todo mato que se acumulou ao redor do rio está sendo retirado, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos. Muitas vezes, os sedimentos são empurrados de forma natural pela água ou pelo vento. Porém, muito lixo tem sido encontrado no leito dos rios. É importante que a população tenha o cuidado de não jogar lixo e não deixar resto de material na beira dos rios”, disse o diretor-presidente da Comdep, Léo França.