Connect with us

Petrópolis terá ensino sobre noções de Defesa Civil nas escolas

Cidade

Petrópolis terá ensino sobre noções de Defesa Civil nas escolas

Ideia é retomar o projeto criado em 2014, levando para as salas de aula de todas as escolas da rede municipal os conceitos de prevenção a desastres

Petrópolis terá ensino sobre noções de Defesa Civil nas escolas. O objetivo é ensinar os conceitos de prevenção a desastres para crianças e adolescentes. O projeto foi criado em 2014, sendo reconhecido, na época, pela Fundação Abrinq com o prêmio de Boas Práticas.

Foto: Divulgação/PMP

A proposta, segundo o município, é resgatar o trabalho de formação de escolas resilientes, por meio do fortalecimento dos conceitos de Defesa Civil e Meio Ambiente na grade curricular das unidades de rede pública de ensino.

Em modelo anterior, a iniciativa foi praticada em 23 escolas e agora, a ideia é levar o projeto para as 187 unidades da rede pública, abrangendo os alunos dos três segmentos: Educação Infantil, Fundamental I e II.

O trabalho desenvolvido de forma intersetorial reúne para esta nova versão, representantes das secretarias de Defesa Civil, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, além de Cultura e Coordenadoria da Juventude. O grupo de trabalho visa definir metodologia para a inserção dos temas prevenção e mitigação de desastres nos ambientes escolares.

No momento, o grupo atua na reformulação do projeto para que ele seja reinserido nas escolas, considerando as atualizações necessárias à metodologia aplicada nos anos de 2015 e 2016.

Conteúdo

Por meio do projeto eram trabalhados com os alunos temas como desenvolvimento sustentável, medidas para a redução e percepção de riscos, além de reconhecimento e garantia dos direitos da criança e adolescente.

O projeto também chegou a ser apresentado no Seminário Internacional: Desnaturalização dos Desastres, promovido pela Fiocruz, em 2015.

A retomada do projeto visa fazer do trabalho um modelo de política pública em educação para emergências em ambiente escolar.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir