Connect with us

Bauernfest é adiada para agosto

Cultura

Bauernfest é adiada para agosto

Decisão foi tomada nesta quarta-feira (27) durante reunião na sede da Prefeitura atendendo a pedidos dos grupos germânicos

A Bauernfest, festa que homenageia a cultura alemã e a principal do calendário turístico de Petrópolis, foi adiada para agosto. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (27), na sede da Prefeitura.

Foto: Divulgação PMP

Normalmente, o evento ocorre no mês de junho celebrando o Dia do Colono Alemão, no dia 29. De acordo com o município, o adiamento atendeu a uma demanda dos grupos germânicos da cidade que alegaram precisar de mais tempo para se preparar para o evento, tendo em vista que os ensaios foram interrompidos durante a pandemia e, mais recentemente, alguns locais que eram usados por eles estão sendo usados para atender vítimas das tragédias em Petrópolis.

“A gente resolveu então deixar a Bauernfest um pouquinho mais para frente. E ela vai estar acontecendo do dia 26 de agosto a 11 de setembro. E nesta data, eu tenho certeza que a gente vai conseguir receber o Brasil inteiro novamente e em uma condição melhor do que se fosse agora no final de junho”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Maristela Esch, dançarina há 32 anos do evento, considera que foi uma decisão sábia. “Assim teremos mais tempo para que nossa Bauernfest seja preparada da melhor forma possível. Entendo que tanto as sequelas deixadas pela pandemia e as marcas irreparáveis destas duas tragédias consecutivas abalaram a todos, mas tanto pelos que aqui estão e pelos que dolorosamente nos deixaram precisamos nos reerguer e também reconstruir nossa tão amada Petrópolis”, diz.

Opiniões divididas

A realização do evento em junho vinha dividindo opiniões na cidade. De um lado, o setor do turismo defendia que a festa ocorresse na data habitual, porque considera que os grandes eventos são fundamentais para geração de emprego e renda para a cidade, principalmente após o setor enfrentar os impactos da pandemia e de duas tragédias consecutivas.

E de outro lado, os grupos germânicos que consideraram o tempo curto para se preparar para as apresentações. Além disso, muitas ruas continuam interditadas após as tragédias e o Palácio de Cristal, que abriga o evento, segue em obras.

No dia 20 de abril, a Prefeitura chegou a informar à Sou Petrópolis que estava trabalhando para a realização da Bauernfest na data estipulada no calendário de eventos da cidade (em junho) e que as obras no Palácio de Cristal estavam em andamento para receber a Bauernfest.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir