Connect with us

Com abrigos lotados, protetores de animais questionam paradeiro do castramóvel de Petrópolis

Cidade

Com abrigos lotados, protetores de animais questionam paradeiro do castramóvel de Petrópolis

Veículo foi adquirido em 2020 pela Prefeitura e é considerado fundamental para controlar crescimento de animais abandonados

Com abrigos lotados, protetores de animais de Petrópolis questionam sobre o paradeiro do castramóvel, veículo adquirido em 2020 pela Prefeitura da cidade, que é equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos.

Foto: Márcia Coelho

Para a protetora de animais, Márcia Coelho Netto, da Dog’s Heaven, a questão do Castramóvel é de extrema importância para o município, ainda mais depois das tragédias que, segundo ela, contribuíram para crescimento de animais nos abrigos e abandono nas ruas.

“A maioria dos protetores estão com os abrigos lotados e sem condições de ajudar. Além de ter seus filhotes em locais inadequados, esses animais não castrados tendem a perseguir as fêmeas no cio e causar brigas, atropelamentos, o que também aumentou com esse crescimento do abandono”, explica Márcia.

Para a protetora, a castração é um ato de amor e de responsabilidade com os animais: “As colônias de gatos aumentaram absurdamente pela cidade, assim como os casos de esporotricose. A castração em massa ajudaria a controlar essa e outras zoonoses. Só na Dog’s Heaven temos cinco ninhadas de cães para adoção”, revela Márcia.

A Sou Petrópolis questionou a Prefeitura sobre o paradeiro do castramóvel, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Dados

Uma pesquisa feita em 2020 pelo Instituto Pet Brasil e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o estado do Rio de Janeiro tinha cerca de 3,4 milhões de animais abandonados naquele ano. Destes, pouco mais de 2 milhões eram cães e 1,2 milhões eram gatos.

De acordo com estudo, durante a pandemia a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhões de novos bichos desabrigados, gerando preocupação em relação ao crescimento desenfreado da população de animais em situação de rua.

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou também em 2020 que existem 30 milhões de animais nas ruas do Brasil.

Campanha

Sem o castramóvel, moradores de Corrêas decidiram criar uma campanha para ajudar com a castração dos animais no bairro. No início deste mês, eles começaram a juntar tampinhas plásticas de refrigerantes, produtos de limpeza, além de lacres de alumínio de latinhas, para que o valor da venda se reverta em verba para as castrações.

Foto: Divulgação Catarina Maul

“A ideia de utilizar recursos da venda de material reciclado para castrar animais não é nenhuma novidade, pois existem iniciativas similares em outras cidades do Brasil”, disse Catarina Maul, uma das idealizadoras da campanha.

Segundo Catarina, o grupo partiu de metas como promover projetos que integrem todo o bairro para o bem comum, mostrar a utilização eficiente do que é considerado lixo e promover o maior bem que se pode fazer aos animais: a castração.

“Cremos que nossa organização da campanha poderá ser utilizada como modelo para os demais bairros e, no futuro, outros materiais reciclados possam entrar na nossa coleta para os recursos financeiros cresçam à medida que o lixo diminui”, explica Catarina.

Onde doar?

  • Postos de Coleta de Tampinhas e Lacres
  • Academia Nadar – Estrada Luis Gomes da Silva, 469 – Caetitu
  • Condomínio Pedra do Açu – só para moradores
  • Restaurante Cozinha da Vovó – Rua Maurício José Cardoso, 100 – loja 13 – Prado
  • Papelando Corrêas – Rua Castro Alves, 167 – Corrêas
  • Gaiatri Produtos Integrais – Estrada União Indústria, 10290 – loja D – Itaipava
  • Mestre Cuca Pet – delivery, durante entrega de produtos
  • Pet Star
    Rua Bernardo de Vasconcellos. 372 – Cascatinha
  • Drika Spa e Petshop
    Rua General Câmara 190 Manoel Torres – Bingen
  • Condomínio Cenário de Monet – Rua Visconde de Taunay, 59 – Corrêas
  • Ateliê Casa Tempo – Estrada União Indústria, 3031 – Corrêas
  • Sede da Associação de Moradores de Corrêas- Estrada União e Indústria, 4672, Corrêas
  • Hostel Ecolodge – Estrada do Bonfim, 3048
  • E. M. Josemar Contage – Rua Castro Alves, 80 – Corrêas
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir