Connect with us

Petrópolis tem mais de 16 mil eleitores com títulos cancelados; saiba como regularizar

Cidade

Petrópolis tem mais de 16 mil eleitores com títulos cancelados; saiba como regularizar

Dados são do TRE. Prazo final para regularização é 4 de maio

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que Petrópolis tem mais de 16 mil eleitores com títulos cancelados. Com os títulos cancelados, não será possível votar nas eleições que vão ocorrer neste ano. O prazo final para regularização é 4 de maio, quando fecha o cadastra eleitoral.

Foto: Divulgação TSE

Os números do TRE revelam ainda que Petrópolis é a cidade da Região Serrana com maior número de eleitores com títulos cancelados. Teresópolis tem 11.258 e, Nova Friburgo,  7.686. Em todo o Estado do Rio de Janeiro são 726.073 eleitoras e eleitores com o título cancelado.

Além de não poder votar, o TRE explica que quem tem o título cancelado fica impedido também de ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e participar de concorrência pública.

Como regularizar?

Para saber a situação do título, o eleitor pode clicar neste link.  Caso esteja cancelado, a regularização deve ser realizada pela internet, no site do TRE-RJ.

Se tiver multa eleitoral a pagar, o eleitor deverá emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos.

De acordo com o TRE, a quitação do débito é reconhecida automaticamente pela Justiça Eleitoral, mas não é suficiente para regularizar o título cancelado. O órgão informa que é necessário solicitar a regularização do documento, preenchendo o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos necessários.

E-título

Ainda segundo o TRE, após o processamento da solicitação, não é mais necessário obter a via impressa do título eleitoral. A impressão do documento em papel moeda foi descontinuada. Dessa forma, basta baixar o aplicativo e-Título no celular e obter a versão digital do documento que é válida em todo território nacional, assim como a versão impressa.

Para ter os dados do cadastro eleitoral em mãos, é possível ainda emitir a certidão de quitação eleitoral no site do TRE-RJ, que também pode ser apresentada em qualquer instituição, em substituição ao título eleitoral impresso.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir