Connect with us

Encontro nesta segunda vai debater propostas socioambientais para Petrópolis

Cidade

Encontro nesta segunda vai debater propostas socioambientais para Petrópolis

Objetivo é apresentar soluções para reduzir riscos de desastres

Uma reunião com o Ministério Público irá debater propostas socioambientais para Petrópolis nesta segunda-feira (28). A ideia é encontrar soluções para reduzir riscos de desastres.

Registro das tragédias de fevereiro e março/ Fotos: @maridcrocha

“O que mais falta acontecer para que projetos de macrodrenagem e outras intervenções que evitem tragédias como as que ocorreram em Petrópolis, nos dias 15 de fevereiro e 20 de março, sejam realizadas?”, questiona a REDE Ser.Ra, coletivo formado recentemente por moradores de Petrópolis e de vários municípios da Região Serrana, que se uniram para tentar soluções para problemas socioambientais.

Os representantes da REDE Ser.Ra vão debater ainda a realização de projetos de obras estruturais visando o estabelecimento de eficiente sistema de drenagem de águas pluviais, que evitem a inundação de residências próximas a rios; de recuperação da mata (Rio Quitandinha e Rio Piabanha); e também como esses projetos são executados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O andamento de várias ações civis públicas sobre o tema, também está na pauta.

“A participação da REDE Ser.ra nas discussões sobre a redução de riscos de desastre, em Petrópolis, é o reconhecimento da importância do movimento social na construção das soluções com foco na pessoa humana”, disse a procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do Projeto Morte Zero, que também estará presente na reunião.

A reunião vai ocorrer em ambiente virtual às 18h com representantes do Ministério público, da REDE Ser.Ra e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Também confirmaram presença na encontro, a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP Fiocruz, Rafaela Facchetti e os professores Ana Luiza Coelho Netto, coordenadora do Geoheco/Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências-UFRJ; e Manoel do Couto Fernandes, professor adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e vice-coordenador do GEOCART (Laboratório de Cartografia do Departamento de Geografia da UFRJ).

Sobre a REDE Ser.RA

O grupo iniciou os encontros em janeiro deste ano, por iniciativa da pesquisadora Patrícia Lima.

Os frequentes problemas que os municípios de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis enfrentam diante do risco de desastres, motivou a criação dessa rede permanente pela segurança humana e fortalecimento da resiliência comunitária.Trânsito: veja quais ruas estão interditadas nesta segunda em Petrópolis

A REDE Ser.ra não representa nenhuma instituição pública ou privada. Em menos de três meses, mais de 100 pessoas estão inscritas na iniciativa.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir