Connect with us

Inundada pela enchente, biblioteca do Ciep de Corrêas recebe doações para recompor acervo; saiba como ajudar

Petrópolis do bem

Inundada pela enchente, biblioteca do Ciep de Corrêas recebe doações para recompor acervo; saiba como ajudar

Em imagens de câmeras de segurança é possível ver momentos em que a água cobriu grande parte do acervo

Passado um mês da tragédia no município, Petrópolis continua a descobrir novos relatos de perdas provocadas pelas chuvas. Uma delas aconteceu no Ciep Cecília Meireles, que teve sua biblioteca inundada pela enchente do dia 15 de fevereiro. Aos poucos, alunos da instituição, professores e moradores têm ajudado na reestruturação do local, que recebe doações de exemplares das 7h às 15h30. Chegando à escola, basta procurar pela turma 2001.

Foto: Divulgação

Apesar de ainda não se saber, exatamente, quantos exemplares foram danificados, as imagens das câmeras de segurança revelam, por si só, o estrago à biblioteca. Ambiente do qual os estudantes se sentem parte, o Ciep se tornou uma extensão dos alunos e a representação de um estímulo para crescerem cada vez mais enquanto profissionais e, sobretudo, pessoas. Por esse motivo, a união foi imediata para reestruturar o espaço.

Foto: Divulgação

Para Alan Paschoal da Silva, aluno do referido Ciep, reconstruir a biblioteca tem sido uma missão gratificante a que o grupo tem se dedicado desde a tragédia. “Foi muito triste, mas estar reconstruindo agora está sendo uma experiência muito boa. Estamos fazendo isso não apenas para a gente, mas para o futuro, para as próximas gerações que virão estudar aqui. Com muito fé e muito foco vamos reconstruir e tornar esse lugar encantador do jeito que é”, afirma.

Testemunhas da solidariedade dos moradores, estudantes e professores têm trabalhado na limpeza do local e no reabastecimento dos livros. Como aponta Nathan Amaral Fernandes, a sensação foi de tristeza ao descobrir o que havia ocorrido no colégio. “Obviamente não se compara a perder uma vida, mas com a chuva muitos livros e autores bons se perderam”.

Foto: Divulgação

Entre os petropolitanos que se mobilizaram para ajudar está Tânia Carvalho. Envolvida em práticas de doação de livros há 20 anos, ela conta que doa sempre que possível. Só para o Ciep foram mais de 200 exemplares. “Sempre gostei disso. Passei a deixar em tudo que é lugar. Em Petrópolis deixo em shopping, loja, jornal, sebo e ônibus também para ter livro de graça para todo mundo. Meus amigos sempre me trazem livros e eu vou espalhando”.

De acordo com o corpo docente da instituição, o Ciep recebeu diversas doações de livros didáticos e, com isso, tem pedido por obras literárias. O Ciep Cecília Meireles fica na Estr. União e Indústria, 2822 – Corrêas. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta, das 7h às 15h30. Chegando à escola, basta procurar pela turma 2001. Mais informações pelo telefone: (24) 2221-6220.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir