Connect with us

Infectologista de Petrópolis explica quais são as sequelas que podem ocorrer após a Covid-19

Saúde

Infectologista de Petrópolis explica quais são as sequelas que podem ocorrer após a Covid-19

Segundo José Henrique Castrioto, elas podem ser respiratórias, neurológicas ou hematológicas e devem ser tratadas

Esquecimento, queda de cabelo, fraqueza, raciocínio lento e tontura são algumas das queixas relatadas por pacientes após a contaminação por covid-19. Infectologista e professor da UNIFASE/FMP, José Henrique Castrioto orienta que após identificarem esses sinais, os pacientes busquem especialistas para que seja realizado o tratamento adequado.

Dr. José Henrique Castrioto, infectologista e professor da UNIFASE/FMP – Foto: Divulgação

“A Covid-19 pode sim deixar sequelas respiratórias, neurológicas e hematológicas. A maioria [dos sintomas] é reversível, exceto a fibrose pulmonar que realmente a gente não tem uma resolução, vai precisar de acompanhamento mais prolongado”, explica.

Segundo o médico, também é comum que os pacientes se queixem de sequelas como falta de ar, alterações de olfato, paladar, alterações nervosas, nos nervos e cansaço. “Esses tipos de lesões precisam ser vistos por um especialista”, afirma.

Situação atual de Covid-19 na cidade

O último boletim epidemiológico, divulgado pelo município nesta quinta-feira (17), informa que a taxa de ocupação de pacientes com Covid-19 em leitos clínicos do SUS é de 4,92%. Não há pacientes internados em UTI do SUS.

Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 25 pacientes permanecem internados, sendo 19 em leitos clínicos e 6 em leitos de UTI.

Vacinação

Petrópolis tem 258.838 vacinados com a primeira dose, 232.368 com a segunda dose e 124.422 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos), segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde.

A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.330 imunossuprimidos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir