Connect with us

Dicas do especialista: enfermeiro explica como prevenir dengue, zika e chikungunya

Saúde

Dicas do especialista: enfermeiro explica como prevenir dengue, zika e chikungunya

Doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegpyti, que tem maior chance de proliferação durante o verão

O verão é a estação em que é mais comum a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o enfermeiro Vinícius de Moura Romanholi, isso ocorre devido a elevação da temperatura e a abundância de chuvas que favorece a reprodução do mosquito.

Foto: Divulgação UNIFASE

Vinícius é especialista em saúde de família e comunidade pelo Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Família do Rio de Janeiro (PRESF-RJ). O profissional também atua como enfermeiro de Família na USF do Boa Vista/UNIFASE.

O especialista explica que o Aedes Aegypti se encontra mais ativo nos horários de temperaturas mais amenas, das 7h às 10h e das 15h às 19h.

Veja as dicas:

1- Evitar  acúmulo de água exposta;

2- Manter as caixas d’águas bem tampadas;

3- Colocar areia nos pratos de plantas;

4- Tampar bem lixeiras;

5- Não acumular lixo ou entulho no quintal e na comunidade;

6- Limpar calhas com frequência;

7- Receber os agentes de endemias para que possam auxiliar na identificação de focos e orientações específicas para cada casa;

8- Usar repelentes.

Prevenção

Segundo o especialista, o uso de repelentes é um grande aliado para se proteger do mosquito, assim como a verificação de possíveis locais de proliferação em casa e nos arredores.

“É importante reforçar que o mosquito é mais ativo no amanhecer do dia e no fim da tarde, sendo esses os horários em que mais precisamos estar atentos”, afirma Vinícius.

Sintomas

Os sintomas de dengue, zika e chikungunya são divididos em leves e graves. Os leves são: dores musculares, dores atrás dos olhos, dor de cabeça e dor nas costas, normalmente associadas a febre, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo.

“Todas essas doenças tem sintomas parecidos e, ao desenvolver os sintomas leves é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua casa (UBS ou postos de saúde da família)”, explica.

Entre os sintomas graves estão dor abdominal intensa e contínua, sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas) e vômitos persistentes. Neste caso, o especialista alerta que é necessário procurar unidades de pronto atendimento.

Coinfecção entre dengue, zika e chikungunya e covid-19

De acordo com Vinícius é possível ter as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti ao mesmo tempo em que a covid-19.

Para evitar esse tipo de situação, o especialista afirma que é importante evitar a exposição ao mosquito Aedes Aegypti, além dos cuidados gerais que vem sendo adotados diante a pandemia, como lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara, evitar aglomerações e usar álcool em gel na impossibilidade de higienizar as mãos com água e sabão.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir