Connect with us

Teto Para Todos: projeto ajuda a reerguer famílias com doações de móveis e eletrodomésticos

Petrópolis do bem

Teto Para Todos: projeto ajuda a reerguer famílias com doações de móveis e eletrodomésticos

É possível contribuir tanto adotando uma família quanto fazendo doações, seja de itens ou via PIX para a compra dos kits de móveis e eletrodomésticos

Elas não são assistentes sociais, mas trabalham com planejamento de eventos e, como todo bom profissional do segmento, estão habituados a operar sob pressão com rapidez e criatividade no raciocínio. Motivado a proporcionar uma vida digna às famílias desamparadas por deslizamentos, um grupo de amigas se uniu para compor o Teto Para Todos: projeto que auxilia os desabrigados a conseguirem um novo lar e a obterem os móveis, eletrodomésticos e utensílios necessários para reconstituírem suas casas e iniciarem um novo capítulo de suas vidas.

Fotos: Divulgação

Em sua primeira semana de atuação, o Teto Para Todos auxiliou 14 famílias a se reerguerem. Em quinze dias, mais de 250 famílias foram cadastradas. No mesmo ritmo acelerado com que os eventos ocorreram em Petrópolis, o projeto tem também rapidamente ganhado proporção e, sobretudo, multiplicado o bem. Como explica Marina Maciel, idealizadora da iniciativa, ainda é tempo de agir, mas com a percepção de que é necessário levar em consideração, cada vez mais, as reais necessidades daqueles diretamente afetados pela tragédia na cidade.

Voluntária na escola que se tornou ponto de apoio aos moradores do Vila Felipe, Marina se aproximou das famílias e, comovida com suas respectivas histórias de luto e de perdas, iniciou um processo de catalogação para facilitar a busca por apartamentos e casas. “Na prática, como vamos conseguir tirá-los de lá? Por quanto tempo eles vão ficar na escola? Quando a gente se aproxima, a gente se coloca no lugar. Busquei uma forma de ajudar que fosse rápida e que possibilitasse um novo começo para eles. Focar no lugar certo e onde vamos fazer a diferença”.

Comprometida a ajudar as 30 famílias abrigadas pela escola, Marina, iniciou um trabalho que, pouco a pouco, foi também adotado por outros moradores empenhados a encontrar casas e eletrodomésticos para remover as famílias do ponto de apoio. Em contato com órgãos públicos, empresas, imobiliárias, construtoras e outros projetos – a exemplo do SOSerra, Projeto Aloha e Movimento Empreendedor – o Teto Para Todos tem se empenhado na arrecadação de doações, procura de imóveis e obtenção de verba para a montagem dos kits família.

Foto: Divulgação

Nos kits, apreçados em R$ 3.899,95, cada família tem direito a uma geladeira, um fogão, um tanquinho de 10kg, uma cama de casal e uma cama de solteiro – ambas com colchões. Para Marina, cuja proposta tem amenizado a dor de tantas famílias, dadas as circunstâncias pelas quais os desabrigados tiveram que passar, a ajuda em conjunto busca proporcionar a eles aquilo que deveria ser deles por direito – dos bens materiais essenciais à oportunidade de recomeçar e a se sentirem acolhidos em meio a um momento de tamanho sofrimento.

“Eles têm que se preocupar com muitas coisas em um momento em que deveriam viver somente o luto. São casas perdidas que representam histórias de gerações e vidas inteiras de trabalho para conseguir uma colcha bonita, uma boa televisão. Na escola tem família com filho autista que não pode ficar fora do seu ambiente de costume por muito tempo para não agravar o estado da doença. Para ajudar a gente precisa agir e entender a demanda e o que as famílias precisam agora”, expressa Marina.

Aqueles que tiverem interesse e puderem ajudar o Teto Para Todos a reestabelecer as famílias podem contribuir com doações de eletrodomésticos, móveis, panelas, copos, talheres, roupas de cama e mesa e banho, fazendo um PIX (tetoparatodos@yahoo.com – Juliana) ou adotando uma família, auxiliando com o valor total do kit. O projeto disponibilizou um galpão para centralização dos itens em Itaipava. Além disso, é possível também solicitar o recolhimento dos donativos pelo telefone (24) 99883-2735

Mais informações sobre a proposta podem ser obtidas pelo Instagram @tetoparatodos ou então clicando aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir