Connect with us

Unidade do Cefet em Petrópolis tem salas, laboratórios e biblioteca danificados pela enchente

Cidade

Unidade do Cefet em Petrópolis tem salas, laboratórios e biblioteca danificados pela enchente

A enchente também prejudicou a rede elétrica do prédio, fazendo com que o local ainda não tenha previsão de retorno da energia

Alunos e servidores do Cefet/RJ Petrópolis uniram uma força-tarefa para realizar a limpeza da unidade, situada no prédio do Antigo Fórum. Na última terça (15), o imóvel foi um dos grandes afetados pelo temporal, fazendo com que suas salas, laboratórios e biblioteca ficassem debaixo d’água. Segundo a instituição, houve perda total de todo o mobiliário, de dois automóveis oficiais, além de todos os computadores e equipamentos que estavam no térreo. Ao longo desta semana, alunos maiores de 18 anos e funcionários têm trabalhado em um mutirão de limpeza no local.

Sobre o mutirão voluntário

Por meio de uma planilha colaborativa, a unidade tem solicitado que os interessados – alunos maiores de 18 anos do Cefet/RJ Petrópolis e servidores – informem seus nomes, data de nascimento e telefone. Para evitar maiores deslocamentos e riscos, a equipe pede que os voluntários sejam da cidade. Até sexta (25), haverá grupos de 15 voluntários por dia atuando no mutirão das 09 às 14 horas. O formulário para voluntários pode ser acessado clicando aqui.

Como as imagens revelam, o andar térreo da Biblioteca foi extremamente afetado, o que inclui livros, vídeos, DVDs, computadores, estantes, mesas e cadeiras. Estima-se que 85% do acervo da unidade tenha sido deteriorado pela enchente, o equivalente a um prejuízo de R$ 800 mil somente na Biblioteca, que dispunha de cerca de 8,2 mil exemplares. A instituição ainda não sabe como funcionará a reconstrução do local porque, primeiro, será necessário fechar um plano de reconstrução e aquisição de mobiliário e equipamentos junto às autoridades competentes.

A assessoria de imprensa do Cefet/RJ Petrópolis também informou à Sou Petrópolis que a enchente prejudicou a rede elétrica do prédio, fazendo com que o local ainda não tenha previsão de retorno da energia. Nesta segunda (21), a unidade recebeu a visita de uma equipe da Enel, engenheiros eletricistas do Cefet/RJ Maracanã e representantes da empresa responsável pelas obras na subestação, mas, infelizmente, os testes dos transformadores foram inconclusivos e, por isso, não se sabe se os aparelhos voltarão a operar novamente.

“Algumas exigências para o restabelecimento da energia elétrica foram feitas e demandam um novo processo. Com isso, não há previsão de retorno da energia na unidade”, disse a instituição por meio de nota.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir