Fevereiro Laranja: especialista de Petrópolis fala sobre importância do diagnóstico precoce de leucemia
Segundo o Inca, doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres
O mês de fevereiro, em que é lembrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer, também é o mês de conscientização da leucemia. Simbolizada pela cor laranja, a campanha busca orientar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, que elevam as chances de cura.
Foto: Divulgação
Atualmente, a doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, para cada ano do triênio 2020-2022, serão diagnosticados, no Brasil, mais de 10 mil casos novos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
“Para nós que trabalhamos com oncologia, o mês de fevereiro, com celebrações que ocorrem em todo o mundo, tem grande importância. Principalmente para que seja trabalhada a importância do diagnóstico precoce, acompanhamento médico e de hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo e alcoolismo, além de atividades que chamamos de ambientais que podem ser prejudiciais à saúde”, explica o Rádio oncologista, Daniel Przybysz, responsável técnico da Radioserra, Centro Regional de Radioterapia, que funciona em Petrópolis.
A leucemia está intimamente ligada aos glóbulos brancos e tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea. Apesar dos casos serem muito comuns, não são facilmente detectados já que a leucemia não dá sinais como nódulos ou tumores. O diagnóstico só é possível através de exames laboratoriais.
“A leucemia que mais nos preocupa é a que acomete as crianças, que acabam sendo mais vulneráveis. Geralmente os pais são quem percebem e procuram os especialistas para verificar se há algum problema. Quanto antes o diagnóstico é feito e consequentemente o tratamento se inicia, sempre é maior a chance de cura, menor toxicidade, efeitos colaterais e redução de impactos na vida, de forma geral”, diz Daniel.
Câncer Infantil
Neste mês de fevereiro, ainda ocorre no próximo dia 15, o alerta a respeito dos câncer infantil. A data marca uma luta internacional e foi criada em 2002 pela Childhood Cancer International(CCI), simbolizando uma campanha para conscientizar e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias.
A cada ano, mais de 300 mil crianças com idades entre 0 e 19 anos recebem o diagnóstico, em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo fazer com que esse tipo de câncer seja uma prioridade nacional e global, a fim de alcançar pelo menos 60% de sobrevivência.
Atualmente, os dados apontam que a cada 3 minutos, uma criança morre de câncer no mundo.