Connect with us

Ainda com previsão de chuva, Petrópolis permanece em estado de atenção

Cidade

Ainda com previsão de chuva, Petrópolis permanece em estado de atenção

Até sábado (12) Petrópolis deve continuar com chuva fraca a moderada e a temperatura deve variar entre 14°C e 21°C

O início desta semana foi marcada por chuva e a previsão é de que ela permaneça na cidade até o próximo sábado (12).

Em decorrência desse grande acúmulo de chuva, a Defesa Civil do município informou que permanece em estágio operacional de atenção. A cidade já soma quase 100 ocorrências só nesta semana, dentre elas deslizamentos (36 casos) e avaliação de risco geológico ou estrutural em ruas e residências (33 casos).

Foto: Reprodução Instagram @fuipra_rua / Henry Kappaun

A Defesa Civil também atuou em casos de quedas de árvores e postes, problemas em vias como buracos, afundamentos, alagamentos e inundações, infiltrações, rachaduras e vistorias preventivas.

Interdições

Até o momento, 16 imóveis foram interditados em Araras, Quissamã, Itamarati, Duarte da Silveira, Bairro Castrioto e Posse.

Segundo a Defesa Civil, as famílias foram para casa de parentes e receberam suporte da Secretaria de Assistência Social, que avalia de acordo com o perfil social, os benefícios adequados a cada caso.

Boletim Geológico

Em Boletim Geológico, a Defesa Civil destacou risco para deslizamentos, em função do elevado volume pluviométrico, nas regiões do primeiro e segundo distrito.

“Tendo em vista a situação de maior criticidade por conta da chuva constante, mantemos toda a nossa estrutura mobilizada para o suporte às ocorrências. Pedimos que a população fique atenta aos nossos alertas e em caso de emergência ligue para o 199”, pontuou o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers.

A Prefeitura acionou equipes das secretarias de Defesa Civil, Obras, Serviços, Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, além de CPTrans e COMDEP, para dar o suporte ao atendimento de ocorrências, se necessário.

Instabilidade

A Defesa Civil informou ainda que a cidade está sob a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na Região Sudeste, que mantém as condições de tempo instáveis.

A previsão é de chuva de intensidade fraca a moderada, a qualquer momento do dia, até o próximo sábado (12).

Nesse período, a cidade continuará com céu nublado a encoberto, com declínio na temperatura que pode variar entre 14 °C a 21°C.

Monitoramento por câmeras

Além do monitoramento das condições do tempo, as equipes da Defesa Civil seguem acompanhando o funcionamento da cidade por meio das 56 câmeras do Centro Integrado de Monitoramento de Petrópolis (CIMOP), por onde os agentes conseguem identificar intercorrências por conta da chuva e atuar de forma antecipada.

A secretaria realiza o envio de SMS com as atualizações sobre a previsão do tempo, que também pode ser conferida pelo boletim no link https://bit.ly/3vmRgZ2 e no site do órgão https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir