Sistema de monitoramento da Rebio Araras faz dois registros de onça-parda em janeiro
Animal aparece bem nutrido nas imagens. Para a chefe da reserva, Erika Melo, isso indica equilíbrio ecológico na região
Os registros de onças-pardas tem se tornado cada vez mais comum em matas de Petrópolis. Só em janeiro deste ano, a Rebio Araras divulgou dois vídeos que mostram o animal em dias diferentes caminhando pela reserva biológica.
Foto: Divulgação Rebio Araras
Segundo Erika Melo, chefe da Rebio Araras e engenheira florestal, não é possível saber se os registros foram do mesmo animal ou se são diferentes. Ela explica que o aumento de registros também não significa aumento da população de onças na cidade, mas que, com o sistema de monitoramento é possível ter imagens do animal com mais frequência.
Para Erika, as imagens em que a onça aparece bem nutrida indicam um equilíbrio ecológico na região. “Estamos fazendo um monitoramento constante há um ano. Com isso, existe o indicativo de que elas [as onças] estão na reserva e estão bem”, explica.
Foto: Divulgação Rebio Araras
A chefe da Rebio Araras afirma que as câmeras de monitoramento das unidades de conservação são importantes ferramentas para estudar e acompanhar o comportamento das espécies e suas relações.
“Com as gravações, temos um indicativo de equilíbrio florestal, pois percebe-se as espécies bem nutridas e que a cadeia alimentar está funcionando devidamente”, acrescenta a engenheira florestal.
As onças-pardas também são conhecidas como puma concolor e já foram flagradas também no Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso).
Confira os dois vídeos registrando a(s) onça(s)-parda(s) aqui: