Connect with us

Embora não seja obrigatório, Saúde orienta comprovante vacinal nas escolas particulares

Cidade

Embora não seja obrigatório, Saúde orienta comprovante vacinal nas escolas particulares

De acordo com a Prefeitura, cada escola deverá definir como será este procedimento de apresentação da carteira de vacinação

Embora tenha caráter orientativo, a Secretaria de Saúde de Petrópolis recomenda que alunos e profissionais da educação apresentem o comprovante vacinal nas escolas privadas. Segundo a Prefeitura, cabe a cada escola definir como será o procedimento de apresentação da carteira de vacinação.

E. M. O. Josemar Contage, em Corrêas – Foto Divulgação PMP

“A comprovação da vacinação é uma conquista histórica, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que já existe há décadas, para a proteção da saúde das nossas crianças, e isso se reforça com relação à covid. A responsabilidade é de todos”, diz a secretária de Educação, Adriana de Paula, acrescentando que o decreto publicado na segunda, que faz as orientações, tem caráter norteador. 

O decreto segue ainda as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e nota técnica do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) ao exigir o cartão de vacinação, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas deixa claro: nenhuma criança será impedida de assistir às aulas. 

No caso das escolas públicas, que terão o retorno das aulas presenciais no dia 14, os protocolos ainda serão definidos, segundo informações da Secretaria de Educação.

Especialistas reforçam importância da vacinação

Para o pediatra, Samuel Kierszenbaum, a vacinação das crianças é essencial. “É preciso a união de todos os profissionais de saúde, principalmente médicos pediatras, para a conscientização dos pais e para mostrar que a vacina é segura”, disse. 

Também pediatra, Roberto Audyr destacou a necessidade de se aprofundar o diálogo com toda a sociedade para esclarecer as dúvidas para combater, sobretudo, a desinformação.

“Vacinar é imprescindível para proteger as crianças. Por isso, combater as fake news é fundamental”, afirma. 

Protocolos de segurança

Além da vacina, a Secretaria de Saúde destaca a importância de manter e potencializar os protocolos de segurança, com uso de máscaras e álcool em gel.

“Simples atos como esse são essenciais para que a curva de contaminação permaneça em queda. É importante que adultos e crianças continuem se vacinando, usando álcool em gel, lavando suas mãos e não dispensando as máscaras, pois só assim iremos acabar com essa pandemia”, destaca o secretário de Saúde Marcus Curvelo.

Uma campanha da Prefeitura também está ocupando as ruas da cidade com o objetivo de conscientizar a população e conter o avanço da variante ômicron.

Leia também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir