Connect with us

Petrópolis recebe mais de 2 mil doses da vacina contra a gripe; confira onde se vacinar

Cidade

Petrópolis recebe mais de 2 mil doses da vacina contra a gripe; confira onde se vacinar

Vacinas serão distribuídas em 14 locais na manhã de quinta-feira (16)

Petrópolis recebeu nesta quarta-feira (15) um lote com 2.200 doses de vacinas contra a Influenza – vírus da gripe. O envio da remessa foi informado ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Com a confirmação da chegada, a Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde planeja a logística de distribuição. As vacinas serão enviadas ao longo da manhã de quinta-feira (16) para 14 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade.

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

Aumento de atendimentos de pessoas com sintomas gripais

A solicitação de mais doses foi feita na semana passada, diante do aumento na demanda por vacinação nas unidades de Saúde da cidade e do volume de atendimentos a pacientes com sintomas gripais, que mais do que dobrou na UPA Cascatinha. Ao enviar para as salas de vacina as últimas doses em estoque, a Divisão de Imunização havia também comunicado ao estado que os estoques da Vigilância Epidemiológica do município estavam zerados.

“Diante da procura da população pela vacina e do aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas de gripe na UPA Cascatinha, que mais do que dobrou no início deste mês, entendemos ser importante reforçar junto ao Estado a necessidade de recebermos mais vacinas contra a influenza. Com a chegada deste lote, teremos a vacina disponível novamente na quinta-feira”, explica o secretário Aloisio Barbosa Filho.

Postos de vacinação

A vacina contra a influenza estará disponível na quinta-feira nas UBSs Morin, Alto Independência, Quitandinha, Mosela, Retiro, Itamarati, Itaipava, Araras e Pedro do Rio; nos PSFs Alto da Serra, São Sebastião e Posse, além do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do  Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira.  

Cuidados precisam ser mantidos

O secretário de Saúde frisa ainda a importância dos demais cuidados para prevenir a gripe. “A orientação é a mesma adotada em caso de outras doenças virais: higienização das mãos e uso de máscara”, destaca.

Dados da vacinação em Petrópolis

Em Petrópolis, 120.480 moradores que receberam a vacina contra o vírus influenza, o que corresponde a 68,9% de cobertura total. Ao todo foram vacinadas até o momento 84.357 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e outras 37.869 pessoas que procuraram as unidades de saúde desde o início de julho, quando a vacinação foi aberta a toda população.  Foram imunizados na cidade 50.703 idosos e 14.766 crianças, o que corresponde a 85,9% e 72,48% de cobertura, respectivamente, para estes grupos. A campanha de vacinação contra a influenza teve início em abril e foi encerrada em julho.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir