Connect with us

Petrópolis começa a distribuir absorventes gratuitamente para alunas de escolas municipais

Cidade

Petrópolis começa a distribuir absorventes gratuitamente para alunas de escolas municipais

Ação faz parte do programa de combate à pobreza menstrual

Petrópolis começou a distribuição gratuita de absorventes para alunas de escolas municipais. A ação faz parte do programa de combate a pobreza menstrual.

A distribuição foi iniciada nas escolas Maria Campos, no Centro, e Abelardo de Lamare, no Caxambu. O projeto vai atender cerca de 11 mil alunas do município.

Foto: Divulgação Ascom PMP

Cerca de 106 unidades da rede municipal de ensino vão distribuir os absorventes para alunas acima de nove anos de idade.

Cada escola recebeu um repasse da Secretaria de Educação para a compra dos itens. As unidades também receberam cartilhas com os protocolos e regras que devem ser seguidos.

“É um projeto que vai além da distribuição dos absorventes. É uma iniciativa de escuta e acolhimento dessas alunas”, ressaltou o secretário de Educação, José Luiz Lima.

Conscientização

Além da distribuição dos itens higiênicos, o programa também prevê a realização de palestras e ações de orientação para as alunas, alunos e toda a comunidade escolar. O objetivo é desmistificar o período menstrual (considerado um tabu) e mostrar para as meninas que esse momento é natural e normal, e não pode ser motivo de vergonha.

“Escolhemos a orientadora da escola para falar e atender essas alunas. É um programa que as meninas estão antenadas e querem participar, falar e construir juntas”, comentou a diretora da Escola Municipal Maria Campos, Raquel Cunha.

Para a estudante Letícia Gomes Monteiro, de 15 anos, projetos como este deveriam acontecer em todas as cidades.

“Seria ótimo se todas as cidades distribuíssem os absorventes para as meninas, sabemos que muitas faltam aula por não terem dinheiro para comprar”, disse.

Para outra aluna, Izabelle de Oliveira Guimarães, também com 15 anos, é importante essa participação da escola.

“A gente não escolhe e fala: hoje vou menstruar. Não temos escolha sobre isso, é algo natural de toda mulher”, afirma.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir