Campanha “Entendendo o Diabetes” vai oferecer atendimento a pacientes em Petrópolis
Objetivo é conscientizar a população sobre a doença. Evento será aberto ao público das 9h às 17h, no Ambulatório Escola, em Cascatinha
O Dia Mundial do Diabetes é a principal campanha de conscientização global, celebrado anualmente em 14 de novembro. O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) abraçam essa causa e vão promover na próxima quinta-feira (11), das 9h às 17h, a campanha “Entendendo o Diabetes”, no Ambulatório Escola, em Cascatinha.
Foto: Divulgação UNIFASE/FMP
Ao longo do dia, os profissionais e os estudantes estarão à disposição do público para atendimentos e esclarecimento de dúvidas. Para participar, basta ir até o Ambulatório Escola, pois o evento é gratuito e aberto ao público.
“Estamos unidos em prol dos cuidados com a população que tem diabetes. Nesse dia, teremos pequenas estações para que os pacientes e seus familiares possam circular esclarecendo dúvidas, teremos palestras e a distribuição de brindes. Além disso, vamos oferecer uma capacitação para os profissionais e estudantes da área da saúde que estão envolvidos neste projeto. O Brasil é o quinto país no mundo com os maiores índices de diabetes, afirma a médica endocrinologista e professora da UNIFASE/FMP, Gisele Hart Ziehe.
Segundo a especialista, o sedentarismo, as mudanças de hábito e a má alimentação corroboram para que a doença seja mais frequente e iniciada em idades cada vez mais precoces.
“Existem vários tipos de diabetes e vamos destacar e explicar cada uma dessas variações no evento, pois é de profunda importância que as pessoas entendam como a doença age no organismo, as formas de prevenção e os cuidados para que possam ter uma vida mais saudável”, diz Gisele.
O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Endocrinologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (LAEM-FMP) e pelos cursos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia da UNIFASE.
A Secretaria Municipal de Saúde também se sensibilizou com a iniciativa. O secretário de Saúde, Aloísio Barbosa Filho, ressalta a necessidade de orientações em saúde e relacionados à doença:
“Quando não controlado, o diabetes pode levar a algumas complicações, como problemas nos nervos das pernas, nos olhos, nos rins, doenças do coração, vasos sanguíneos e problemas nos pés. Além disso, os pacientes com a doença precisam estar atentos aos tipos de insulinas e orientações corretas para o uso. São cuidados fundamentais para que o paciente tenha a doença controlada, evitando complicações. Por isso, agradecemos à equipe do Ambulatório Escola pelo serviço importante dentro da rede de Saúde da cidade”, afirma o secretário.