Parque de Itaipava vai sediar circuito literário com presença de autores renomados a partir de sábado
Ideia é transformar o espaço em uma vila literária e cultural entre os dias 13 e 20 de novembro. Evento vai contar com oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais
O Parque Municipal de Itaipava vai sediar o circuito literário “Ler para Va-ler” a partir de sábado (13). O evento tem como objetivo fomentar a cultura e a literatura, especialmente, entre crianças e adolescentes.
Foto: Divulgação
O evento, organizado pela LER, terá oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais até o dia 20 de novembro.
Encontros entre renomados autores e profissionais de diversas áreas também fazem parte da programação. Segundo os organizadores, o circuito oferece ao público uma programação multicultural reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura.
A LER busca transformar cada local em que passa em uma “Vila Literária e Cultural”. Dessa maneira, os petropolitanos e os moradores dos municípios do entorno terão a oportunidade de conversar com escritores e criadores de conteúdo, além de ter acesso a oficinas de escrita e leitura e apresentações diversas.
Sobre o circuito
Nomes da cena nacional estarão presentes, como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Luly Trigo, Braulio Tavares, Clara Alves, entre outros.
“Vamos percorrer cidades fluminenses, colocando a LER no mapa e semeando cultura por onde passarmos”, diz Paula Taitelbaum, uma das curadoras do circuito.
Ainda segundo a organização, o circuito vai abraçar as 14 regiões do estado, ampliando o acesso às atividades multiculturais e investindo na formação de novos leitores, sobretudo crianças, adolescentes e jovens, além de valorizar alunos e professores fluminenses.
São 14 regiões contempladas, 92 municípios envolvidos, durante 8 dias de eventos que focam em milhares de jovens e crianças do ensino médio, fundamental e básico, além de educadores e mediadores de leitura.
Passaporte
O circuito literário vai funcionar das 9h às 19h30. Os interessados em participar deverão adquirir o passaporte, que garante o ingresso para os oito dias.
O valor é R$ 140. Quem levar um livro ou 1 kg de alimento para doação paga meia entrada no valor de R$ 70.
De acordo com os organizadores, professores e alunos das redes estadual e municipal de ensino receberam o passaporte gratuitamente.
A organização informou ainda que diariamente serão divulgadas promoções para ampliar o acesso ao evento. Os interessados devem acompanhar as notícias pelo site do evento.