Connect with us

Degustação da culinária afro e concerto em homenagem a compositores negros marcam o mês de novembro na Casa de Petrópolis

Cultura

Degustação da culinária afro e concerto em homenagem a compositores negros marcam o mês de novembro na Casa de Petrópolis

Evento ocorre neste mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro

Degustação de culinária afro-brasileira e concerto em homenagem a compositores Negros são os destaques da programação do mês de novembro da Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. As atividades ocorrem nos dias 14 e 20, respectivamente, e irão celebrar o Dia da Consciência Negra.

Fotos: Reprodução/Instagram @vivinaviagem

A programação para o mês também irá contar com uma nova exposição, do artista plástico Luiz Dolino, além de concertos de piano com os músicos Pedro Malcher e Eduardo Torres.

Destaque do mês, a Casa de Petrópolis promove seu primeiro evento de Degustação, que vai celebrar a gastronomia afro-brasileira, no segundo domingo do mês, das 12h às 16h, nos jardins do espaço.

A ideia é que o público possa experimentar itens tipicamente afros, que serão elaborados por quem conhece intimamente a forma de preparo de cada um deles: o babalorixá Lúcio de Ogum, do Axé Mosela.

Baiano de nascimento, Lúcio aprendeu desde cedo a elaborar os mais deliciosos pratos de influência iorubá.

“Buscamos promover ações que destacam as diversas culturas presentes no nosso país e no mundo. A culinária afro-brasileira, por exemplo, é tão importante que, em 2004, o Iphan tornou o acarajé patrimônio imaterial do Brasil. Para os povos de origem iorubá, o comer é visto também como algo sagrado e está relacionado com a ancestralidade. A maioria das receitas sobreviveu graças à forma cultural da tradição oral mantida pelos africanos no Brasil”, destaca a diretora executiva da Casa, a historiadora, Rachel Wider.

Degustação e concerto

Para a Degustação, os convites – que dão direito a uma refeição, irão custar R$ 30 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos.

Eles devem ser adquiridos antecipadamente pelo WhatsApp (24) 99318-6716 ou pelo e-mail culturacasadepetropolis@gmail.com.

O evento está de acordo com o que preconiza as autoridades de saúde em função da pandemia.

Já no dia 20, Dia da Consciência Negra, a homenagem fica por conta do Clube Musical 1º de Setembro.

Para a data, os músicos preparam um repertório especial, celebrando a relevância dos compositores negros brasileiros e internacionais.

A programação começa às 18h e tem entrada gratuita mediante inscrição prévia também pelo WhatsApp (24) 99318-6716 e pelo e-mail da instituição culturacasadepetropolis@gmail.com.

Programação do mês

Durante todo o mês a casa terá atrações para recebimento do público. Além de poder conhecer o casarão histórico do século XIX, os visitantes terão a oportunidade de conferir exposições artísticas.

Até domingo, dia 7, os visitantes poderão conferir a Exposição “Do Real ao Imaginário”, que celebra os 60 anos da Sociedade Petropolitana de Fotografia (Sopef).

Já na semana seguinte, a partir do dia 10, quem for à casa poderá apreciar as obras do artista plástico Luiz Dolino, que expressa sua arte com inspiração em formas geométricas.

Os concertos também estarão presentes neste mês, ambos com foco no piano. O primeiro é de Pedro Wider Malcher, programado para o próximo dia 13. Já no dia 27, Eduardo Torres é quem vai brindar os visitantes da casa.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir