Connect with us

Coleta seletiva é ampliada para ruas do Centro Histórico de Petrópolis

Cidade

Coleta seletiva é ampliada para ruas do Centro Histórico de Petrópolis

Caminhão da Comdep recolhe o material na Rua Irmãos D’Angelo. Serviço está funcionando de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h30

O serviço de coleta seletiva foi ampliado para as ruas do Centro Histórico de Petrópolis.

Foto: Serra Drone

A partir de agora um caminhão da Comdep tem uma equipe para receber os recicláveis na Rua Irmãos D’Ângelo.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h30. Nesse período, moradores e comerciantes podem levar o material até o caminhão ou solicitar que o coletor vá até sua residência ou estabelecimento para fazer o recolhimento.

Após este horário, o veículo percorre toda a Rua do Imperador e 16 de Março, recolhendo os recicláveis que não foram levados pelos catadores avulsos, como restos de papel.

Dados sobre coleta seletiva em Petrópolis

Foto: Divulgação

Atualmente, Petrópolis possui serviço de coleta seletiva em 18 regiões e recolhe uma média de 63 toneladas de recicláveis.

O serviço gera recursos para dezenas de famílias e gera benefícios diretos para a população.

A Comdep fica com cerca de 30% desse material, gerando recursos para reinvestimento e ampliação do programa.

Os outros 70% são distribuídos entre oito cooperativas, que envolvem cerca de 50 famílias. Posteriormente, os resíduos são encaminhados para empresas que fazem o beneficiamento.

De acordo com Leonardo Fernandes, presidente da Comdep, a ideia é continuar avançando com o serviço.

“Técnicos da Comdep já iniciaram os estudos para levar o serviço para as comunidades de Corrêas. Em pouco mais de um mês, expandimos o serviço para Araras, Vale das Videiras e Brejal, na Posse”, diz Leonardo.

Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas podem solicitar a coleta através do telefone (24) 2235-8437 para agendamento.

O município informou ainda que continua entregando os sacos transparentes em todos os bairros e localidades onde já há coleta seletiva, nas residências de quem solicita por telefone – (24) 2235-8437.

O que pode ser recolhido?

  • Papel: Jornais e revistas, caixas em geral (ondulado), aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão, embalagens longa vida tipo Tetrapak;
  • Vidros: Potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas;
  • Plásticos: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza;
  • Metal: Tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.

Como separar o material reciclável?

Saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação adequada dos resíduos.

É preciso retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, mas caso não haja opção e você tenha que lavar, prefira água reaproveitada, como a da louça, por exemplo.

Com o material reciclável limpo e separado, basta depositá-lo em um local estratégico e diferente de onde se deposita o lixo comum, para que seja fácil o recolhimento.

Segundo a Comdep, fica mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente. Isso ajuda tanto quem recolhe quanto quem faz a separação.

Ecopontos

Apesar de não ter coleta seletiva em todos os bairros, muita gente já faz a separação do lixo reciclável e faz a entrega nos ecopontos.

A importância da reciclagem é tanto pela diminuição de materiais em descarte inadequado, diminuição de poluentes, quanto para o estímulo de pessoas mais sensibilizadas em prol do meio ambiente

Os ecopontos ficam na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, 30 e 35.

Coleta seletiva por dia e região

  • Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.
  • Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano
  • Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)
  • Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras
  • Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir