Connect with us

De Petrópolis para o mundo: Werner completa 117 anos de muita história, dedicação e qualidade

História

De Petrópolis para o mundo: Werner completa 117 anos de muita história, dedicação e qualidade

Até em Paris a marca já chegou!

Importante capítulo da indústria têxtil em Petrópolis e fora dela, a Werner Fábrica de Tecidos S.A. completa, neste domingo (10), 117 anos de fundação. Entre os vários fatores que contribuem para a centenária trajetória da empresa está sua capacidade de tecer não apenas fios, mas histórias e um legado para toda a vida. Como parte das celebrações, confira alguns fatos e curiosidades sobre a Werner!

Foto: Divulgação

1- Essência preservada

Fundada em 1904 por três irmãos alemães, a Werner – à época Fábrica de Sedas Bingen – preserva, até hoje, sua ligação com a colonização. Comandada, desde meados dos anos 60, pela família Landau Remy, que também é de origem alemã, a indústria tem na gerência e no quadro de funcionários famílias de colonos que, com muito orgulho, dão novos capítulos à história de seus antepassados no município. Ao todo, são mais de 320 empregados diretos.

Foto: Divulgação

2- Processo delicado

Se você nunca esteve numa tecelagem antes, talvez não imagine a delicadeza que o processo requer! Ainda que o maquinário tenha evoluído de 1904 para cá, principalmente em se tratando da seda, a produção depende do cuidado e do manuseio de quem trabalha com ela. Os fios se rompem com muita facilidade, então é seguro dizer que o tecido concluído é resultado de energia e muita paciência!

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis – Divulgação

3- Acervo ímpar de tecidos

A Werner tem orgulho em preservar e honrar aqueles que vieram antes e que contribuíram para sua história, e isso se faz presente na filosofia e, é claro, no extenso acervo de tecidos da fábrica. Para se ter uma ideia, a empresa possui registros dos tecidos que foram confeccionados nos anos 30, com, inclusive, amostras da produção da época! É, simplesmente, fantástico.

Foto: Divulgação

4- De Petrópolis para o mundo

A Werner é uma empresa têxtil verticalizada, o que significa que ela não apenas é responsável pelo processo de tecelagem, mas também pela tinturaria e pela estamparia. Passar algumas horas por lá é o mesmo que ver uma tela ganhar cor e ideias tomarem forma. Chegando a participar de feiras em Paris, a Werner, que tem grandes marcas como clientes, faz, hoje, exportação de seus tecidos para o Chile e para a Argentina.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

5- Um universo à parte

Do portão não dá para ter noção da dimensão que é o terreno da Werner! Ao todo, são cerca de 130 mil metros de propriedade, sendo que apenas 30 mil deles são de área construída. Ou seja, apesar de se tratar de um complexo fabril, a área é cercada por muita vegetação, o que proporciona ao ambiente uma atmosfera completamente diferente do que se espera. Fora o bem que faz para a região e para a cidade.

Foto: Divulgação

6- Estação própria de tratamento d’água

A responsabilidade ambiental sempre fez parte dos valores da Werner, e isso se comprova pelas ações colocadas em prática pela fábrica. Com a meta diária de ser melhor do que foi ontem, a empresa conta com uma estação de tratamento d’água construída com recursos próprios. Nela, a água captada do rio é tratada, empregada no processo de produção e, depois, devolvida mais limpa do que quando chegou.

Foto: Divulgação

7- Negócio mantido em família

Em 1964, a Werner foi adquirida pela família Landau Remy, que permanece na gestão do negócio até hoje. Passaram pela administração o patriarca Heinrich Landau Remy, seus filhos – Henrique e Ludovico, e, agora, sua neta, Isadora. Terceira geração e primeira mulher a estar a frente da fábrica, ela preserva o carinho, a dedicação e o prazer por tecer histórias que se entrelaçam com a da indústria.

Foto: Divulgação

Para 2022, a Werner tem planos de abrir seus portões para que o público possa realizar visitas à empresa e descobrir, de perto, como o empenho e o amor pelo que é feito se mostra a principal engrenagem do processo. Enquanto isso não acontece, confira, abaixo, o curta-metragem produzido pelo projeto Petrópolis Sob Lentes nas dependências da fábrica como parte das comemorações pelos 117 anos da indústria.

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Werner Tecidos
visitar Werner Tecidos Werner Tecidos no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir