Connect with us

Petrópolis abre cadastro para vacinação de adolescentes com 17 anos sem comorbidades nesta terça

Cidade

Petrópolis abre cadastro para vacinação de adolescentes com 17 anos sem comorbidades nesta terça

Aplicação de vacina para este grupo começa nesta quarta-feira (15/09)

A Secretaria de Saúde confirmou que a cidade vai começar a vacinar amanhã (quarta-feira, dia 15) adolescentes sem comorbidades. A vacinação contra a covid-19 deste grupo será feita de forma escalonada: o primeiro público a ser chamado será o de adolescentes com 17 anos, que podem se cadastrar já a partir da tarde de hoje (terça-feira, dia 14). O cadastro é obrigatório, para evitar aglomeração nos postos e garantir que todos os que cheguem aos postos encontrem a vacina, e deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).  

Inicialmente a vacinação será exclusiva para adolescentes com comorbidades (crédito: AFP/Jack Guez)

Chegada de novas doses da Pfizer

A ampliação da campanha será possível com a chegada de novos lotes da Pfizer no município, o que está previsto para amanhã. “Estamos avançando na campanha de vacinação com organização e responsabilidade. Neste momento as equipes da Vigilância em Saúde trabalham com um controle e uma organização ainda maiores, uma vez que estamos atendendo, simultaneamente, vários públicos diferentes, cada um com suas especificidades”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

O Ministério da Saúde já havia anunciado o envio de lotes maiores da Pfizer exatamente para que fosse possível atender a demanda do público adolescente, que recebe especificamente este imunizante. A Secretaria de Saúde, segue vacinando todos os demais públicos que fazem parte do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19.

Locais de vacinação deste público

 A vacinação de adolescentes será concentrada em quatro pontos da cidade: Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira, no Centro; Clube Palmeira, no Itamarati; Esporte Clube Magnólia, no Bingen; e Parque Municipal, em Itaipava. 

Vacinação com a dose de reforço segue acontecendo em idosos com mais de 90 anos e imunossuprimidos

 “Iniciamos nesta semana a aplicação das doses de reforço em idosos com mais de 90 anos e em pessoas que tem imunidade baixa (imunossuprimidos). As equipes seguem vacinando os idosos institucionalizados e, em paralelo, seguimos também vacinando gestantes, puérperas, lactantes e a população maior de 18 anos com a aplicação de primeira e segunda dose. O cadastro é fundamental para que a logística seja organizada e é uma garantia de que a pessoa que vai ao ponto de vacinação receberá o imunizante”, explica o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho, lembrando que idosos com mais de 90 anos não precisam se cadastrar para receber a dose de reforço. 

“No caso dos idosos com mais de 90 anos, não é preciso preencher cadastro para receber a dose de reforço. Basta que eles retornem ao local onde receberam as doses anteriores – UCP Benjamin Constant (Centro) e Parque Municipal em Itaipava”, explica o secretário. A orientação é para que estes  idosos com observem o cartão de vacinação, confiram a data em que receberam a segunda dose, pois a dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de seis meses após a segunda dose. 

A vacinação segue sendo realizada em 13 diferentes pontos da cidade. Até segunda-feira (13/09), Petrópolis tinha 221.109 pessoas que receberam a primeira dose ou dose única do imunizante e 116.767 pessoas que concluíram o esquema de vacinação recebendo a segunda dose ou dose única do imunizante. Até o momento, 383 pessoas receberam a dose de reforço, entre idosos institucionalizados, idosos com mais de 90 anos e pacientes imunossuprimidos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir