Connect with us

Idosos acima de 90 anos começam a receber a 3ª dose da vacina nesta segunda-feira

Cidade

Idosos acima de 90 anos começam a receber a 3ª dose da vacina nesta segunda-feira

Dose de reforço da vacina contra Covid-19 acontece no campus da UCP na Benjamim Constant, no Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Não é preciso fazer o agendamento. Basta apresentar o cartão de vacinação, documento com foto e CPF comprovando que o idoso completou o esquema vacinal há mais de seis meses

Começou nesta segunda-feira (13/09) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 90 anos de idade. A aplicação para este grupo será feita de forma escalonada. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Saúde está chamando pessoas com mais de 90 anos que receberam a segunda dose do imunizante há mais de seis meses.

Foto Reprodução Internet

Locais de vacinação e orientações para idosos acima de 90 anos

A vacinação deste grupo será feita em dois pontos: campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro; e Parque Municipal em Itaipava – sempre das 9h às 16h. Neste caso, não é necessário agendamento: basta que o idoso retorne ao local onde recebeu as doses anteriores e apresente o cartão de vacinação, CPF e documento pessoal com foto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. A Secretaria de Saúde destaca que é importante que os idosos ou as pessoas próximas, que cuidam daqueles que têm alguma dificuldade estejam atentos e verifiquem o cartão de vacinação para saber se já estão aptos a receber a dose de reforço.

“É preciso que a pessoa apresente o comprovante de vacinação para que a equipe verifique que tipo de vacina foi aplicada nas doses anteriores, bem como a data em que o idoso recebeu a segunda dose. Isso é necessário para garantia de que está sendo respeitado o prazo de seis meses de intervalo” explica o secretário de Saúde, lembrando ainda que “a vacina continua sendo o instrumento mais eficaz para nos proteger da covid-19, evitando que os casos se agravem. É muito importante que os idosos não deixem de tomar a dose de reforço quando chegar a hora. A vacina salva vidas!”, afirma Aloisio Barbosa.

 Idosos acamados

A Secretaria de Saúde também inicia esta semana a aplicação da dose de reforço em idosos acamados. A aplicação do reforço do imunizante segue as orientações do Ministério da Saúde, que no fim do mês passado, enviou Nota Técnica aos municípios estabelecendo as diretrizes para a aplicação, que deve ser feita em pessoas com mais de 70 anos.

Imunossuprimidos começam a receber dose de reforço nesta terça-feira 

A Prefeitura de Petrópolis abriu neste domingo (12/09) cadastro para pessoas  imunossuprimidas (com baixa imunidade) receberem a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Para preencher o cadastro a pessoa deve acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner “dose de reforço Imunossuprimidos”, que estará ao lado do link de cadastramento para primeira dose.

Locais de vacinação e orientações para imunossuprimidos 

A vacinação deste grupo será feita na terça (14/09) e quarta-feira (15/09), com opções de agendamentos em quatro diferentes pontos da cidade: Clube Palmeira, no Itamarati; Esporte Clube Magnólia, no Bingen; Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro; e Parque Municipal, em Itaipava.

 De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, imunossuprimidos podem receber a dose de reforço a partir de 28 dias após a aplicação da segunda dose. 

“É fundamental que todos observem no cartão de vacina a data em que foi aplicada a segunda dose e verifiquem se já estão aptos a receber a dose de reforço, que, no caso das pessoas imunossuprimidas, deve ser feita pelo menos 28 dias após a segunda dose, diferente dos idosos, que precisam de um intervalo maior – seis meses”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Quem faz parte desse grupo?

Até o momento, cerca de 2.300 pessoas com imunidade baixa foram vacinadas contra a covid-19 em Petrópolis. Fazem parte deste grupo pacientes com doenças renais crônicas em diálise, pessoa com câncer, pessoas que vivem com HIV, entre outras doenças que causam perda de imunidade. Para a aplicação da dose de reforço, no momento da vacinação é obrigatória a apresentação do comprovante de vacina, além de CPF, documento pessoal com foto e laudo médico. 

“O cartão de vacinação é importante para que a equipe de vacinação verifique o tipo de vacina que foi aplicada anteriormente e possa conferir também a data em que a aplicação da segunda dose foi feita, garantindo que o prazo para receber o reforço está correto”, explica Aloisio Barbosa.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir