Connect with us

Petrópolis passa a contar com casa dedicada à cultura e ao comércio local

Cultura

Petrópolis passa a contar com casa dedicada à cultura e ao comércio local

Casa localizada no Retiro reúne armazém, livraria, bruncheria, cervejaria e bar

Inaugura nesta sexta-feira (3/9), no Retiro, a Casa Cria Local. Com a proposta de facilitar o acesso à produção local, o ambiente traz experiências integradas que traduzem em sabores e saberes a cultura e o comércio petropolitanos. Situada na Rua Henrique Dias, número 15, a casa oferece desde armazém e livraria a bruncheria, cervejaria, bar, além de uma extensa programação cultural voltada aos públicos infantil e adulto.

Foto: Divulgação

Pensada de forma a ser tornar um ponto de encontro de pessoas, produtos com a assinatura de Petrópolis, ideias e oportunidades, a Casa Cria Local reforça a fertilidade da produção local. Como explica Cissa Borges, sócia da Cria Local, a ideia foi que houvesse um endereço fixo capaz de representar os produtores da economia criativa do município, indo desde a gastronomia e o design, a moda sustentável, artes plásticas e a música.

Foto: Divulgação

“A casa nasce da necessidade de centralização de pessoas criativas que só ficam mais fortes e mais prósperas juntas. As montanhas naturalmente isolam as convivências e a consequência também é isolar oportunidades. A gente precisa se ver, conversar, trocar ideias para que o produto ou serviço apresente seu real valor em interação com o público e com novas parcerias”, descreve Cissa.

Foto: Divulgação

Desdobramento de outros projetos de iniciativa do coletivo, a Casa Cria Local surge como fruto da potência coletiva. Ao todo, foram mais de seis anos de planejamento e testes antes que a casa fosse pensada. Durante este tempo, Cissa explica que a ideia foi aprimorada e ampliada a partir da realização de eventos, a exemplo do Inspira Ocupa, e do mapeamento da produção local através do armazém online da Cria Local.

“A Casa foi entendida como uma necessidade de ter um território físico e contínuo para reunir a produção local. Antes dela, pensamos em uma plataforma online seis anos atrás e a ideia foi sendo aprimorada e ampliada. Vivemos muitos processos até aqui da maneira mais coletiva possível. Conectamos marcas locais com o público, então tudo o que vem da Cria Local é através e para uma rede de pessoas”, explica Cissa.

Foto: Divulgação

Como parte da programação de inauguração, a Casa Cria Local realizará uma agenda cultural gratuita seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Haverá vivências com cerâmica junto da artista Ana Rondon, oficina com tintas naturais pela pedagoga Elis Simões, a criação de cartões botânicos com a psicopedagoga Paola Fávero, uma experiência de musicalização para bebês com Arthur Bellizzi, além de apresentação dos palhaços Malabaguita.

Foto: Divulgação

Na sexta-feira (3/9) a casa funcionará a partir das 17 horas. De sábado à terça, o espaço estará aberto a partir das 11 horas. Mais detalhes sobre as atrações culturais, dias e horários, além de mais informações sobre a proposta da Casa Cria Local podem ser obtidas pela página @casacrialocal, no Instagram.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir