Connect with us

Petrópolis confirma três novos casos da variante delta neste mês

Cidade

Petrópolis confirma três novos casos da variante delta neste mês

Casos foram identificados em moradores do Alto da Serra, Posse e Corrêas. Pacientes se recuperam bem, segundo a Secretaria de Saúde

Petrópolis teve a confirmação de três novos casos da variante delta da covid-19 nesta segunda-feira (30).

Segundo a Secretaria de Saúde do município, os três casos tiveram os exames coletados na primeira quinzena de agosto.

Foto: Divulgação Pinterest

O Departamento de Vigilância em Saúde informou que fez contato com os três pacientes, sendo um homem e duas mulheres, que informaram que se recuperaram e passam bem.

Um dos casos é de um jovem de 22 anos, morador do Alto da Serra, sem registro de vacina. Ele teve início dos sintomas no dia 4 de agosto e colheu material para o exame no dia 6.

Outros dois casos são referentes a mulheres: uma moradora do distrito da Posse, de 73 anos, que recebeu duas doses de vacina. Ela apresentou sintomas no dia 7 de agosto e colheu material para exame no dia 12 de agosto.

O terceiro caso, trata-se de uma mulher, de 60 anos, moradora do Castelo de São Manoel, que já havia recebido uma dose da vacina contra a covid-19. Ela apresentou sintomas no dia 2 de agosto e colheu material no dia 9 de agosto.

Monitoramento por amostragem

A Secretaria de Saúde lembra que a análise que permite a identificação de variantes do novo coronavírus é feito pelo Estado, por amostragem, a partir dos exames de pacientes enviados pelos municípios.

A Secretaria de Saúde reforça, que independentemente do tipo de variante identificado, é fundamental que a população mantenha os cuidados preventivos.

A Secretaria alerta mais uma vez que todos os grupos já contemplados dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que tão logo sejam chamados compareçam para receber o imunizante e frisa a importância de que cada um conclua o esquema de vacinação, com o retorno na data prevista para receber a segunda dose.

“Reforçamos mais uma vez que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e concluam o esquema de vacinação, retornando para receber a segunda dose da vacina. As vacinas salvam vidas!”, destaca o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Conscientização

O secretário destaca ainda que a população continua tendo um papel fundamental para o controle da pandemia.

“Todos os esforços estão sendo feitos pelas equipes de Saúde para vencermos a pandemia, mas ainda é fundamental que cada pessoa faça a sua parte, usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavando as mãos com água e sabão ou usando álcool em gel quando isso não for possível.

Ainda é muito importante manter o distanciamento social e evitar as aglomerações. São atitudes do dia a dia, que salvam vidas. Todos precisam continuar colaborando”, orienta o secretário de Saúde.

Sobre a vacinação na cidade

Petrópolis tem hoje 203.088 pessoas vacinadas com a primeira dose e 6.805 tomaram a vacina em dose única – um total de 209.893 pessoas que já receberam pelo menos uma dose do imunizante.

Dados da Divisão de Epidemiologia apontam que no município, 97.741 pessoas já concluíram o esquema de vacinação, com a segunda dose ou dose única dos imunizantes.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir