Connect with us

A partir de recortes de papel, projeto estimula moradores a destacarem as belezas de Petrópolis

Cidade

A partir de recortes de papel, projeto estimula moradores a destacarem as belezas de Petrópolis

Um convite para observar a cidade com outros olhares

Pisos de cerâmica, jardins floridos e cartões-postais que, a partir de recortes de papel, assumem novas formas e significados. Graças à criatividade da ilustradora Natália Gabrich, de 38 anos, Petrópolis tem sido retratada e percebida de maneiras que fogem do comum. Idealizadora do projeto Ilustre Petrópolis, a petropolitana convida os moradores a destacarem as belezas da cidade num formato em que o papel é ponto de partida para a criatividade.

Fotos: Reprodução/Instagram @ilustrepetropolis

Dotada de um olhar diferenciado do que deve ser a arte e das belezas escondidas por Petrópolis, Natália – que também é publicitária, especialista em artes visuais e artista plástica – propõe uma pausa para que, assim como ela tem feito, outros petropolitanos também possam desvendar e capturar as histórias que o município conta seja a partir de sua arquitetura, da flora local ou das pequenas surpresas apresentadas pelo dia a dia.

“A ideia inicial foi juntar três coisas que eu gosto muito: a fotografia, a ilustração e a cidade. Sempre achei que Petrópolis, além da carga histórica, possui muita beleza escondida. Principalmente aquela que passa despercebida em frente aos nossos olhos por causa da correria do dia a dia. A ideia é conduzir o olhar para os pequenos detalhes e aproveitar para falar do dia a dia, das pequenas coisas que nos fazem feliz”, descreve a artista.

Fotos: Reprodução/Instagram @ilustrepetropolis

Movida pela curiosidade, Natália ocupa seu tempo livre com o estudo de novas técnicas e com a prática da arte em seus diferentes formatos. Um dia pintando, no outro entalhando madeira, no seguinte fazendo xilogravuras e grandes ilustrações em paredes, para a petropolitana cada dia traz junto de si novas possibilidades e também novidades. Certa de que a arte deve ser democrática, ela faz questão de incentivar a participação do público.

Foto: Arquivo pessoal/Natália Gabrich

“Qualquer um que compartilhe dessa vontade de enaltecer a cidade sempre vai ser bem-vindo. O nome Ilustre Petrópolis vem daí: ilustrar uma cidade ilustre, que é Petrópolis”. Chegando, há alguns anos, a desenvolver uma oficina de estamparia utilizando como base os bueiros temáticos encontrados pelo Centro Histórico, Natália ensina que a beleza vive e respira junto da cidade e que, para apreciá-la, basta estar com os olhos e a mente abertos.

Fotos: Reprodução/Instagram @ilustrepetropolis

“Na época da oficina veio à tona em muita gente a visão de lugares que eles nunca haviam reparado e acredito que seja isso que torne a vida mais alegre, leve e surpreendente. Uma cidade com tantas mentes artísticas fervilhantes tem muito enredo para desenvolver e para compartilhar. Seria ótimo poder cada vez mais trocar ideias e conhecer outros artistas e, quem sabe tornar, o projeto um ponto de encontro”, diz a petropolitana.

Fotos: Reprodução/Instagram @ilustrepetropolis

Aqueles interessados em conhecer a fundo ou contribuir com o projeto Ilustre Petrópolis enviando seus próprios recortes de papel pautados pelo que a cidade tem a oferecer de melhor – sua beleza e suas histórias – podem estabelecer contato com a Natália a partir da página do Instagram da iniciativa, a @ilustrepetropolis.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir