Connect with us

Petrópolis abre cadastro para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Cidade

Petrópolis abre cadastro para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Trabalho será iniciado com cadastramento, a partir desta quarta-feira (25/08), de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou portadores de sequelas neurológicas.

Crianças e adolescentes de 12 a 17 anos com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou portadores de sequelas neurológicas começarão a ser vacinados contra a covid-19 nesta quinta-feira (26/08) em Petrópolis. O cadastramento deste público, que faz parte do grupo prioritário da campanha de imunização, já está liberado a partir desta quarta-feira (25/08), no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Vacina contra Covid-19 da Pfizer – Foto da Reprodução/Felton Davis (via Flickr) 

Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a se vacinar com a Pfizer

A nova etapa da vacinação será iniciada após deliberação estadual, nesta terça-feira (24), autorizando o início do chamamento deste público. Cumprindo o que determina o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e a Secretaria Estadual de Saúde, Petrópolis vai iniciar o trabalho chamando estes grupos, que estão incluídos como público prioritário e, em seguida, abrir também para crianças e adolescentes com outras comorbidades.

Como Petrópolis não recebeu até o momento lotes de vacina específicos para crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde vai destinar, conforme orientação estadual, doses da Pfizer, que chegaram nesta semana à cidade, para iniciar a imunização deste primeiro grupo.

Para os públicos maiores de idade, o município abriu cadastro nesta quarta (25) para pessoas com 21 anos ou mais.

Vacinação como principal instrumento de prevenção

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisou a importância de as pessoas agendarem a vacinação e comparecerem aos postos para receber a dose no momento em que chegar a sua vez. “A vacina é o principal instrumento que temos contra a covid-19, junto com as medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento. Cada um de nós pode e deve fazer tudo o que estiver ao alcance para evitar a propagação do vírus. Essa é uma luta que é de todos nós”, destacou.

Número do CPF

Pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem ficar atentos: no ato do cadastramento é preciso informar o número do CPF da pessoa a ser vacinada. O dado é exigido pelo Ministério da Saúde para inclusão da informação sobre todos os vacinados, de todas as idades, no sistema nacional, evitando fraudes ou erros que possam prejudicar a identificação dos vacinados posteriormente.

Quem não tem o CPF pode emitir o documento gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal, no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf. Basta clicar no tópico “Etapas para a realização deste serviço” e seguir o passo a passo. O link seguinte é o “inscrição de cidadão brasileiro residente no país”. O link para acesso direto ao formulário da Receita Federal é o https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. O número do novo CPF sai na hora.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde – assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir