Connect with us

8 cursos gratuitos oferecidos pelo projeto ‘De Grão em Grão’, em Nogueira

Cultura

8 cursos gratuitos oferecidos pelo projeto ‘De Grão em Grão’, em Nogueira

O projeto busca amparar a população, promovendo a capacitação das pessoas para o mercado profissional, visando diminuir as desigualdades sociais na região

Com o intuito de unir educação e inclusão social, o projeto De Grão em Grão, localizado no bairro Nogueira, retomou os cursos presenciais seguindo todos os protocolos de segurança. É obrigatório o uso de máscara e é observado o distanciamento entre os participantes. 

Todos os cursos são gratuitos e abertos para quem se interessar. Conheça oito deles:

1. Informática Básica

No Curso Informática Básica o programa é Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet, para jovens e adultos a partir de 14 anos.

Horário: toda terça-feira de 15 às 16h30.

Foto Divulgação

2. Alfabetização para adultos

Direcionados a adultos que não tiveram a oportunidade de ir à escola, o curso busca alfabetizar e ensinar regras básicas da língua portuguesa.

Horário: toda terça e quinta-feira, de 13h às 15h.

Foto Divulgação

3. Artesanato

O Clube do Artesanato ensina várias técnicas para meninas de 13 a 17 anos. 

Horário: toda quarta-feira, de 14h às 16h.

4. Artesanato em Feltro

No curso de Artesanato em Feltro as alunas aprendem a confeccionar lindas peças em feltro bordado e personalizadas para presentear, vender e decorar.

Foto Divulgação

5. Costura Industrial

O curso profissionalizante de Costura Industrial ensina o uso das máquinas overloque, reta e colarete, e prepara participantes para trabalhar no mercado de confecção. Atividade destinada a pessoas maiores de 18 anos.

Horário: às terças, de 13h às 16h30 horas. 

Foto Divulgação

6. Inglês

O curso de inglês é destinado a pessoas que querem aprender o inglês básico e ter um diferencial no currículo.

Horário: às quintas-feiras, de 15h às 16h30.

7. Vôlei

A Escolinha de Voleibol Grão é para meninos e meninas de 8 a 18 anos . A garotada treina e disputa com outros grupos da cidade para exercitar e aprender os fundamentos do esporte. Interessados podem fazer uma ficha de inscrição e aguardar a disponibilidade de vagas. As turmas são divididas por faixa etária. 

8. Jiu-Jitsu

As aulas de Jiu-Jitsu são às terças e quintas-feiras. Para meninos e meninas de 10 a 13 anos no horário de 18h às 19h e a partir de 14 anos (jovens e adultos) de 19 às 20h30. 

Outros cursos como Patchwork, Culinária, Cabeleireiro, Design de sobrancelha, Crochê, Tricô, Redação, Ateliê do Saber, Bolsas e Necessaires estão para recomeçar em breve.

Como participar?

Todos os cursos são gratuitos. O projeto pede, apenas, uma doação de R$20,00 para a matrícula e o aluno ganha uma camiseta do Grão.  

Para mais informações e realizar a matrícula, os interessados devem ir à sede do Grão (Av  Leopoldina 590, Nogueira) e informar o CPF, identidade e endereço. 

Sobre o projeto De Grão em Grão

De Grão em Grão é um projeto do CePAS (Centro de Pastoral e Ação Social), mantido pela Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho, no bairro de Nogueira em Petrópolis. O projeto nasceu em 2006 como forma de amparar a população, promovendo a capacitação das pessoas para uma atividade profissional, proporcionando a promoção humana e visando assim a diminuição das desigualdades sociais na região.

Antes da pandemia 500 alunos por ano se beneficiavam dos cursos gratuitos oferecidos pelo Grão. O projeto social conta com 100 voluntários que participam dando aula, costurando enxovais de bebê ou roupas para idosos, produzindo fraldas ou ajudando de alguma forma. 

Como ajudar?

Para angariar fundos, o Grão está realizando uma rifa com 5 prêmios: 1 relógio masculino Curren, 1 colcha solteiro,1 kit com peças artesanais (casaquinho bebê, necessaire), 2 sousplat com guardanapos de pano e 1 tigela com alça para caldo. O valor é de R$5,00 e o sorteio acontece dia 9 de setembro. Pode ser adquirida via PIX (24988021107) ou na secretaria do Grão.

Para mas informações sobre o projeto:

Endereço: Av  Leopoldina 590, Nogueira, ao lado da igreja católica.
Funcionamento da secretaria: de 2ª a 6ª feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Telefone home office: 24 2221.5634 e 24 98802-1107
Facebook: De Grão em grão
Instagram: projetosocial.degraoemgrao
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir