Connect with us

Alunas da rede municipal de Petrópolis são classificadas para a 2ª fase da Olímpiada Nacional de Ciências

Cidade

Alunas da rede municipal de Petrópolis são classificadas para a 2ª fase da Olímpiada Nacional de Ciências

Estudantes estão no 6º ano da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret

Motivo de comemoração para a rede municipal de ensino: duas alunas da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret foram classificadas para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências – ONC – iniciativa que integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas. As provas da segunda fase serão realizadas em setembro, de forma online.

A Olimpíada Nacional de Ciências é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental, alunos da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos. As duas alunas classificadas, Nicolle Vicente Pereira e Sarah do Couto Fiaux, estão no 6º ano do Ensino Fundamental. Elas fizeram a primeira prova da olimpíada e garantiram pontuação para a 2ª fase.

Foto Divulgação PMP

A diretora da escola, Rosiane Sanches, destaca o comprometimento das alunas. “ Como diretora, tenho um grande orgulho de todos os alunos. Principalmente neste período de ensino remoto, ter essa conquista, nos enche de esperança. Saber que, apesar de todos os obstáculos que estamos passando em virtude da pandemia, ainda podemos nos superar e conquistar a vitória.  Essas alunas foram guerreiras, acreditaram e conquistaram essa vitória. Também destaco os trabalhos dos professores, Roseli Egydio de Mello e Vinicius Castro Santos que foram grandes incentivadores para a participação dos alunos”, contou Rosiane.

A Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret atende 950 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A unidade também tem turmas da EJA – Educação de Jovens e Adultos. A secretária de Educação, Marcia Palma, agradece a equipe gestora, os professores, parabeniza as estudantes e deixa um recado.

“A segunda fase já está chegando. Agora, mais do que nunca, é preciso atenção, calma e também a continuidade dos estudos de forma tranquila. Já terem chegado nesse ponto mostra o quanto essas alunas são dedicadas, podem e devem se inscrever em novos desafios e mostrar aos demais estudantes da rede que eles têm capacidade para participar de todas as olimpíadas. Temos muitos talentos”.

As provas da 2ª fase envolverão questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Os resultados de todas as fases são divulgados na página oficial da ONC (http://www.onciencias.org). A ONC concederá medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase, divididas em 03 (três) categorias: ouro, prata e bronze. Farão jus a certificados de menção honrosa os estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da 2ª fase da ONC 2021.

A premiação final da Olimpíada será em 27 de outubro. Os objetivos da competição são: Despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; Aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; Identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; Proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir