Connect with us

Estudante de Petrópolis se destaca na Olimpíada Brasileira de Astronomia e é convocado para competição internacional

Cidade

Estudante de Petrópolis se destaca na Olimpíada Brasileira de Astronomia e é convocado para competição internacional

Mateus Nery tem 17 anos e conta que foi seu interesse pela Física que o levou a conquistar nota alta na Olimpíada Brasileira de Astronomia em prova realizada em maio deste ano

O interesse pela Física levou o estudante Mateus Nery, de 17 anos, a conquistar uma nota alta na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que ocorreu em maio deste ano.

Com isso, ele foi pré-selecionado para treinamentos com outros jovens que deverão compor equipes brasileiras para participar das Olimpíadas Internacional e Latino Americana de Astronomia no ano que vem.

Foto Mateus Nery Divulgação Firjan Sesi

Em entrevista à Sou Petrópolis, Mateus revela que, inicialmente, não tinha interesse pela astronomia em si, mas que no início desse ano desenvolveu uma grande paixão pela Física e em como a natureza se apresenta para o mundo.

“Como a prova [da OBA] era de algo que me interessava, eu senti grande interesse em fazê-la, pois mesmo não sendo a carreira que eu seguiria, é uma área que me encanta. A gente percebe que mesmo sendo um contexto não-rotineiro, a Física é a mesma, seja em um bloco sobre um plano inclinado, seja em uma estrela a vários anos-luz”, conta.

Para o estudante, essa conquista na prova da OBA é algo incrível e sinal de que os estudos estão sendo eficazes.

“Fiquei muito feliz com a notícia e espero seguir adiante nesse processo, afinal, é uma área de estudo que me proporciona prazeres indescritíveis”, destaca.

Ao todo, os alunos da escola Firjan Sesi de Petrópolis que participaram da OBA neste ano conquistaram 84 medalhas, sendo 16 de ouro, 43 de prata e 25 de bronze.

A OBA

A OBA tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas às disciplinas de astronomia e astronáutica, além de divulgar o valor dessas ciências em âmbito regional.

Neste ano, a prova ocorreu no mês de maio e em formato digital. A avaliação foi dividida em quatro níveis – os três primeiros para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do médio.

A prova foi composta por dez perguntas, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões foi de raciocínio lógico.

Cerca de 450 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio participaram da OBA em 2021. Ao todo, foram mais de 900 mil inscritos, considerado o maior número desde o lançamento da OBA, em 1998.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir