Connect with us

Alunos de escola de Petrópolis conquistam 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Cidade

Alunos de escola de Petrópolis conquistam 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Ao todo, foram 16 medalhas de ouro, 43 de prata e 25 de bronze

Alunos da escola Firjan Sesi de Petrópolis conquistaram 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Ao todo, foram 16 de ouro, 43 de prata e 25 de bronze.

Foto: Escola Firjan Sesi Divulgação

Além da conquista de muitas medalhas, um dos estudantes também se destacou na OBA.

Matheus Nery, aluno do Ensino Médio, teve nota alta e foi pré-selecionado para os treinamentos com outros jovens que deverão compor as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada Internacional e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia em 2022.

A diretora da Escola Firjan SESI Petrópolis, Bianca Mello, comemora e acredita que o resultado mostra uma importante influência da escola no estímulo à pesquisa e a descoberta de novos valores e talentos em diferentes áreas de conhecimento.

“Os estudantes são estimulados constantemente a participar de propostas que promovam o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada um. A participação nas olimpíadas e as avaliações externas em diferentes áreas são oportunizadas de forma recorrente aos nossos estudantes, considerando o interesse e as habilidades pessoais, respeitando as diferenças e valorizando o potencial individual”, explica.

Sobre a OBA

Cerca de 450 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio participaram da prova realizada em maio.

Foram mais de 900 mil inscritos, o maior número desde o lançamento da OBA, em 1998. Destes, cerca de 450 mil participaram por meio do formato digital. Mais de 2 mil cidades estiveram representadas.

A olimpíada tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas as disciplinas de astronomia e astronáutica, além de divulgar o valor dessas ciências em âmbito regional.

Dividida em quatro níveis – os três primeiros para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do médio,  a prova é composta por dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia conta com uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Paulista (UNIP).

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir