Connect with us

Apoio psicológico: UCP oferece espaço de acolhimento às famílias que perderam parentes para a Covid-19

Petrópolis do bem

Apoio psicológico: UCP oferece espaço de acolhimento às famílias que perderam parentes para a Covid-19

Os atendimentos do Grupo de Apoio às Famílias Enlutadas (GAFE) acontecem de forma online ou presencial, assim como o serviço à comunidade de suporte psicológico durante a pandemia

A pandemia, por si só, tem despertado na população os mais diversos sentimentos, que se agravam ainda mais com a morte de um familiar pela covid-19. Além da perda do ente querido, a impossibilidade de passar pelos rituais fúnebres de despedida, que muitas vezes servem para confortar os sobreviventes, prolonga ainda mais o sofrimento das famílias e amigos. Entendendo a relevância e importância de oferecer espaços de acolhimento e atenção a esse público, a UCP criou o Grupo de Apoio às Famílias Enlutadas (GAFE).

Campus Dom Veloso – Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Ele nasce da necessidade de atendimento à demanda emergencial provocada pela pandemia, com objetivo de amenizar o sofrimento pelo qual as famílias passam e de prestar auxílio na vivência do luto, por meio de um espaço de escuta acolhedora, para que essas famílias possam ressignificar as suas perdas e retomar uma relativa normalidade em suas rotinas cotidianas e resgatar o bem-estar psicológico.

O GAFE tem a proposta de encontros semanais em grupos, sendo um espaço para compartilhar sentimentos e vivências, que estão fazendo parte do cotidiano de todas as pessoas que se encontram enlutadas neste momento de pandemia e comoção social. Caso seja avaliada a necessidade de atendimento no formato de psicoterapia, a equipe encaminhará o participante para o devido atendimento.

Os interessados devem entrar em contato com o número (24) 2220-9600 (WhatsApp) e efetuar um cadastro junto ao Serviço de Psicologia Aplicada da UCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

UCP intensifica serviço à comunidade de suporte psicológico durante a pandemia

Neste cenário de grande fragilidade e instabilidade emocional em decorrência da pandemia, a UCP intensificou o trabalho realizado pelo curso de Psicologia com dois importantes projetos: o Núcleo de Atendimento à Saúde do Trabalhador (NAST) e o Grupo de Apoio às Famílias Enlutadas (GAFE).

Foto Divulgação UCP

Desenvolvidos por meio do Serviço de Psicologia Aplicada da UCP, os dois projetos já integravam as ações do curso, mas ganharam um reforço e foco com dois grupos específicos. Voltado aos colaboradores da Instituição e também aos trabalhadores da área da Saúde da rede municipal de Petrópolis, o Núcleo de Atendimento à Saúde do Trabalhador é um espaço qualificado de acolhimento, escuta psicológica e orientação psicossocial, na modalidade on-line, reconhecendo a questão da saúde mental dos trabalhadores como prioridade e um direito de todos.

Ele foi criado com a proposta de auxiliar os colaboradores nas dificuldades psicológicas identificadas neste período da pandemia da covid-19, por conta do isolamento e distanciamento social, no formato de grupo, com encontros on-line, pontuais e focados, distintos de um tratamento psicoterapêutico, porém seguindo as normas do Conselho Federal de Psicologia.

Saiba mais:

Conhece mais algum canal ou projeto que ofereça apoio emocional? Divide com a gente!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir