Pedra de Itaipava: tudo que você precisa saber antes de fazer a trilha
Uma vista magnífica do início ao fim do passeio
*Atualizada às 9h do dia 26 de abril de 2022
Tida por muitos como uma das trilhas mais lindas de toda a serra carioca, a Pedra de Itaipava tem a maior elevação do distrito! Com vista 360º para as montanhas, a trilha se tornou um dos destinos preferidos do público nessa pandemia. Tivemos a oportunidade de conhecê-la e reunir os principais aspectos que você deveria saber antes de fazer o percurso!
Fotos: @adrianopenomundo e @thiago_miguel015
Sobre a trilha
Considerada uma trilha de dificuldade moderada, o tempo de subida da Pedra de Itaipava costuma variar entre 1h30 e 2 horas de duração! Com 1.369m de altitude, a Pedra oferece uma das vistas mais bonitas da região, em 360º. De lá é possível avistar todo o distrito de Itaipava, o circuito de montanhas do Taquaril, quase todo o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Fotos: @_helenamar
Dica: o caminho até o cume é, por si só, uma atração! Muitas das fotos que circulam por aí são tiradas no caminho até o topo, que é lindo e muito bem traçado. Ou seja: a vista é magnífica do início ao fim do passeio.
Grande parte da trilha acontece em meio à vegetação aberta, então não se esqueça de levar um boné e água para se manter hidratado durante o percurso. Dependendo da época do ano, a terra fica bastante escorregadia, então a sugestão é se preparar com um tênis com bastante aderência, botas de trilha ou então aqueles bastões próprios para caminhada para garantir mais firmeza.
Foto: @thamires_peixoto
Como chegar?
Para chegar até a entrada da trilha você terá que pegar a estrada do Ribeirão Grande, na BR-040. Depois do Condomínio Chamonix, entre na segunda rua à esquerda e siga até o final da Rua B. A entrada da trilha – com área para estacionar – fica logo depois do ponto onde terminam as casas da rua. Apesar de bem sinalizada, para garantir mais segurança o ideal é ir acompanhado de alguém já familiarizado com a trilha ou então com um guia.
Fotos: @ana_liers e @patricialeporage
#Dica de passeio guiado:
A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:
Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Guia Luana Manhães – (24) 988077721
Dicas importantes:
Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:
– Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
– Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
– Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
– Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!