Há quase 70 anos em Petrópolis, Cultura Inglesa é sinônimo de tradição e inovação no ensino
Fazem parte da rotina na Cultura o já tradicional e-board, a sala Google, além de sessões de bate-papo realizadas com estrangeiros e espaços interativos
Escola de inglês mais premiada do Brasil, a Cultura Inglesa tem 87 anos de atuação no país, sendo 68 deles em Petrópolis! Onde tradição e inovação acompanham lado a lado, a instituição se caracteriza pela qualidade do ensino e pela forma diferenciada com que o idioma é apresentado aos alunos. Seja a partir de óculos de realidade virtual, sessões de bate-papo com estrangeiros ou por uma plataforma em que o estudante escreve e ilustra o próprio livro, estudar na Cultura Inglesa é a certeza de desenvolver o inglês e, junto dele, habilidades do século XXI.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Há quase 70 anos em Petrópolis
Os primeiros capítulos da história da Cultura em Petrópolis remetem ao ano de 1953, quando a instituição chegou à cidade. Na época, a inauguração da escola de inglês contou com importantes membros da sociedade, como ministros do Canadá e da Inglaterra! De lá para cá, ocorreram inúmeras transformações tecnológicas, mas se tem algo que foi preservado, esse ponto se deve ao compromisso com a qualidade no ensino: motivo pelo qual uma série de ex-alunos se tornaram professores e diferentes gerações de uma mesma família continuam a se matricular no local.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
A tecnologia como principal ferramenta
Há mais de 10 anos a Cultura Inglesa tem como base para a condução de suas aulas o quadro interativo eletrônico e-board. Implementado em meados dos anos 2000, quando as demais escolas de inglês ainda trabalhavam com lousas de caneta Pilot, o recurso foi ponto de partida para diversas implementações tecnológicas na instituição. Hoje, fazem parte da rotina na Cultura a Sala Google – equipada com óculos de realidade virtual, painel de chroma key e iPads, além de sessões de bate-papo realizadas com estrangeiros em plataformas variadas e espaços interativos em que é possível até cozinhar!
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Dica: A Cultura Inglesa tem como parceira a CodeBuddy: escola de programação para crianças e adolescentes que opera dentro da filial da escola de idiomas! Com filosofias muito próximas, as duas se propõe a transformar a partir do conhecimento! E o melhor: por causa da parceria há descontos para alunos da Cultura que querem se aventurar na tecnologia e vice-versa!
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Projetos que ensinam habilidades do século XXI
Com uma proposta de ensino que vai além da sala de aula e do inglês, a Cultura Inglesa encoraja seus alunos a estarem conectados à tecnologia e, sobretudo, a temas de importância universal. A partir dos projetos Act Global, por exemplo, as turmas desenvolvem ações ligadas à cultura, a cidadania e ao empreendedorismo, desenvolvendo, assim, habilidades relacionadas à comunicação, liderança e criatividade. Para se ter uma ideia, quando o aluno da Cultura se forma hoje, ele apresenta uma TED talk ao final do curso. Quer desafio mais atual do que esse?
Já pensou em escrever seu próprio livro em inglês?
É esse o projeto das turmas de Junior D da Cultura Inglesa. A partir da plataforma Book Lab, os alunos são encorajados a escrever e ilustrar seus próprios livros em inglês! Com o suporte dos professores, os estudantes discutem o tema em que as obras serão centradas, idealizam as histórias e, realmente, dão asas (e páginas) à criatividade! Depois de revisados, os livros são impressos e disponibilizados para compra pela própria plataforma, com direito à noite de autógrafos na filial e tudo!
Foto: Divulgação
Do Fun ao Master: cursos a partir dos 4 anos de idade
Com uma metodologia diferenciada para cada faixa etária, a Cultura tem turmas separadas por nível e idade. Indo do Fun ao Play, Junior, Basic, Plus Teen, Plus Upper e Master, a escola de inglês trabalha com aulas lúdicas e divertidas para as crianças de forma que o primeiro contato com o idioma seja o mais prazeroso possível! Há, também, os módulos para adultos e os renomados cursos preparatórios da instituição para os exames internacionais de Cambridge – do Starters e Movers (voltados ao público infantil) ao C2 Proficiency, além de aulas particulares.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Conhecimento que transforma
Prova de que a bagagem adquirida na Cultura Inglesa transforma são os depoimentos de ex-alunos da instituição. Uma delas é a jornalista e escritora petropolitana Carolina Freitas. Sua mãe, Odete Souza, foi professora da Cultura por quase três décadas e, assim, ela não apenas cursou lá toda a sua trajetória no inglês, como conviveu de perto com a escola e com sua filosofia. Graças ao ensino da instituição, aos 19 anos de idade ela já havia sido aprovada no C2 Proficiency: o exame de maior nível linguístico emitido pela Universidade de Cambridge.
Para Carolina, falar sobre a Cultura Inglesa é falar sobre aprendizados, convivências e lembranças que o aluno carrega para toda a vida. “Não é possível falar da minha trajetória sem mencionar os anos em que fui aluna da Cultura. Foi lá que, mais do que romper as barreiras no aprendizado de um segundo idioma, eu também tive a oportunidade de desenvolver habilidades que contribuíram para que eu me tornasse a jornalista que sou hoje: apta para entrevistar e contar histórias, sem que haja fronteiras de idioma ou de distância que me impeçam”.
A Cultura Inglesa vai retomar a modalidade presencial com revezamento no segundo semestre. As aulas serão transmitidas ao vivo e, assim, permanecerão disponíveis para aqueles que preferirem acompanhar de casa. As matrículas para 2021.2 já estão abertas e podem ser feitas pelos telefones 2242-0877, WhatsApp – (24) 98111-9522 e (21) 4020-4077. O momento da matrícula sempre conta com uma promoção especial e com a entrega de brindes aos novos alunos. Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas em https://www.culturainglesa.net/
A Cultura Inglesa fica na Av. Tiradentes, 128, no Centro.