Connect with us

“Quero servir de exemplo”, diz petropolitano de 73 anos que se dedica à reciclagem na cidade

Petrópolis do bem

“Quero servir de exemplo”, diz petropolitano de 73 anos que se dedica à reciclagem na cidade

Reciclador por amor, ele se curou de um câncer e tem na atividade uma de suas maiores alegrias

Ele tem 73 anos, há mais de dez deles se dedica à reciclagem em Petrópolis e não tem planos de parar. Conhecido na região do Quitandinha como Sr. Malaquias, o petropolitano José Luis Andrade Malaquias se dedica diariamente à reciclagem que, mais do que renda extra, tem lhe garantido uma missão de vida. Recentemente, ele teve sua história contada no TikTok pelo youtuber petropolitano “Maionese Matheus”. Com mais de 2,1 milhões de reproduções, a postagem viralizou no Brasil e deu ao Sr. Malaquias a certeza de que não há alegria que se compare a de fazer o bem.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Fã do ciclismo, foi graças ao esporte que Malaquias teve seu primeiro contato com a reciclagem, há mais de dez anos. Motivado a viajar o Brasil de bicicleta, ele decidiu que recolheria materiais descartados por toda a cidade para, além de obter uma renda extra, se submeter a uma rotina de exercícios para quando pegasse a estrada. Aos 49 anos ele fez sua primeira viagem para São João Nepomuceno, aos 52 foi para Brasília e, desde então, não parou. Com planos de, agora, conhecer o Norte do país, ele diz que a motivação veio de uma reportagem veiculada na TV, há tempos atrás.

“Eu vi uma matéria de dois caras vindo do Ceará para o Rio de bicicleta e pensei: eu também posso ir. Eu andava Petrópolis todinha catando latinha porque aquilo era um treinamento, e aí depois eu viajava de bicicleta”. Aposentado há 12 anos, Malaquias continua a se dedicar à reciclagem que, para sua surpresa, se tornou uma paixão. Chegando a interromper as atividades na época da aposentadoria, ele conta que não demorou até que os amigos do Quitandinha, onde mora há 51 anos, cobrassem sua volta e a de seus serviços como reciclador.

“As amizades começaram a cobrar, diziam que eu tinha sumido”, aponta. Curado de um câncer na próstata, diagnosticado há seis anos, e hoje aguardando por uma cirurgia para a retirada de uma pedra na bexiga, o petropolitano não se deixa abalar facilmente. Tendo no sorriso seu melhor acessório, ele tem orgulho em ser reciclador e, por onde passa, conscientiza os moradores da importância da atividade. Conhecido e querido por quem reside no Quitandinha, Malaquias é inspiração de dedicação e persistência: na reciclagem e na vida.

“Só ainda não fui para o Norte porque surgiu uma pedra na bexiga. Quando eu viajo eu levo colchonete, roupa, barraca. Vão mais de 30 quilos na garupa”, afirma. Tendo, segundo ele, recebido duas moções congratulatórias da Câmara Municipal de Petrópolis por suas viagens de bicicleta, Malaquias tem, contudo, no reconhecimento e no carinho do público pela reciclagem seu maior prêmio: “eu faço pela própria natureza. Estou ajudando meus netos, bisnetos. Sabe aquela história do beija-flor no incêndio? Sou uma formiguinha. Ajudo a natureza e as pessoas”.

História do Sr. Malaquias viralizou no Brasil

@maionese__♬ som original – MAIONESE

Postado há duas semanas no perfil do youtuber petropolitano “Maionese Matheus”, no TikTok, o vídeo protagonizado por Malaquias viralizou no país. Com poucos segundos de duração, a postagem foi o suficiente para cativar o público, que, a pedido de Matheus, compartilhou comentários carinhosos para o reciclador. De “Malaquias para presidente” a “quero ser como ele quando crescer”, as mensagens lhe arrancaram algumas lágrimas e deram a ele a certeza de que, quando se faz o bem, a gente espelha o que tem de melhor.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir