Connect with us

Último quilombo remanescente de Petrópolis tem história contada em documentário

Cultura

Último quilombo remanescente de Petrópolis tem história contada em documentário

Média-metragem reúne depoimentos de moradores do Quilombo da Tapera, que fica no Cuiabá

Foi lançado na última semana o documentário “Saberes, corpos ancestrais – Quilombo da Tapera”. Narrada pelos próprios moradores do último quilombo remanescente de Petrópolis, a produção é dividida em capítulos que caminham pela história, festividades, vida, tradição e, principalmente, pelo orgulho que os quilombolas têm em fazer parte de uma trajetória iniciada lá atrás, em 1847, por Dona Sebastiana. O média-metragem foi disponibilizado no YouTube e pode ser acessado clicando aqui.

Foto: Divulgação

Independente da idade, é evidente no olhar e na fala de cada entrevistado a satisfação em poder falar sobre uma caminhada de força e resistência que culmina numa herança cultural para cada um que faz parte da Tapera. De acordo com Denise André Barbosa Casciano, Diretora Cultural do quilombo, a ideia do documentário foi aceita de imediato pelos moradores que, há tempos, já sonhavam em contar e eternizar sua história. O projeto, liderado pelo diretor de arte Mickael Ramos e pela dançarina e prima dos quilombolas, Sulamita Costa, foi custeado pela Lei Aldir Blanc.

“Eles entraram em contato com a gente em novembro de 2020 com a proposta de inscrever o projeto na Lei Aldir Blanc Petrópolis pela Associação dos Remanescentes do Quilombo da Tapera e nós topamos na hora. Por serem pessoas bem próximas e de nossa confiança, tínhamos a certeza de que conseguiriam contar nossa história com segurança e respeito”, explica Denise. Ainda segundo ela, de janeiro a abril – quando ocorreram as filmagens – o grupo se reuniu quase toda semana, pela internet, para formular o roteiro.

Foto: Divulgação

Lançado há seis dias, “Saberes, corpos ancestrais – Quilombo da Tapera” já acumula mais de 350 visualizações e a certeza de um legado eternizado. “Ficamos todos muito ansiosos pela estreia! As tentativas de aniquilação do povo negro não podem ser esquecidas, então vejo que nosso documentário tem sido muito importante para divulgar nossa história, saberes, conhecimento e luta. Tudo contado pelos descendentes de Dona Sebastiana, que foi escravizada na Fazenda Santo Antônio”, conclui Denise.

Sobre o Quilombo da Tapera:

Tão antiga quanto a própria fundação de Petrópolis, as terras da Tapera ajudam a contar a história da comunidade. Segundo os moradores, o terreno foi doado pelo proprietário da Fazenda Santo Antônio a duas de suas escravas. Uma delas, Sebastiana Augusta Corrêa da Silva, de que descendem, teria sido a “ama de leite” de uma das filhas de seu “senhor”. Daí a doação em testamento da propriedade. O Quilombo da Tapera fica no bairro do Cuiabá, no final do Condomínio Vale da Boa Esperança, e hoje conta com 20 famílias.

Saiba mais: 8 curiosidades sobre a última comunidade de descendentes de africanos escravizados em Petrópolis

“Saberes, corpos ancestrais – Quilombo da Tapera” pode ser conferido na íntegra abaixo:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir