Connect with us

Petrópolis ganha um Museu dos Brinquedos

Turismo

Petrópolis ganha um Museu dos Brinquedos

Espaço fica localizado no Liberty Garden e reúne mais de 800 itens dos anos 50 a 90

Já imaginou poder rever os brinquedos que marcaram a infância de várias gerações? É nesse clima de nostalgia que inaugurou, no dia 24 de abril, o Museu dos Brinquedos de Petrópolis. O espaço, localizado no charmoso Liberty Garden, reúne mais de 800 itens dos anos 50 a 90 que resgatam a memória afetiva de um tempo em que a criatividade valia mais do que a praticidade e agilidade dos brinquedos eletrônicos.

O Museu dos Brinquedos fica localizado no Liberty Garden, no Centro Histórico de Petrópolis – Fotos: Divulgação e Arquivos Sou Petrópolis

A ideia de criar o museu veio do carioca Marcos Paulo Almeida. Apaixonado por brinquedos antigos, o destino deu um jeito de mostrar para ele que o amor por antiguidades poderia se tornar um empreendimento e, mais do que isso, despertar boas lembranças nas pessoas.

“Eu sempre fui muito saudosista e nostálgico. Sempre gostei muito de antiguidades e em determinado momento comecei a colecionar os brinquedos que eu tive e os que eu não tive também. E há uns anos surgiu um projeto na escola da minha filha e a gente decidiu fazer uma exposição com alguns brinquedos que eu já tinha, mas coisa bem pequena. E para a nossa surpresa, foi uma emoção enorme dos pais das crianças. Emoção das pessoas ficarem chorando e lembrando dos pais que já se foram. O próprio avô de uma criança lembrou de um brinquedo que o filho queria muito e ele não pôde dar na época. Foi incrível! Aquilo mexeu comigo e foi aí que começou a surgir a ideia do Museu dos Brinquedos”, conta.

Foto Divulgação

Quem também comemorou muito a chegada do museu em Petrópolis foram os guias de turismo e admiradores da cidade. A presidente licenciada da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Raquel Neves, conta que o setor só tem a ganhar com novos atrativos para os moradores e turistas.

“Adoramos saber que agora podemos contar com o Museu dos Brinquedos. Sem dúvida, um novo atrativo para nossos turistas e visitantes que mexe com memórias afetivas e trás uma grande nostalgia quando lembramos da nossa infância e dos brinquedos da época. Quando surge um novo local para visitação, todos nós somos beneficiados, ampliando a oferta de atrativos turísticos para quem visita Petrópolis”, comenta a presidente da AGP.

Foto Divulgação

Funcionamento, ingressos e protocolos de segurança

O Museu dos Brinquedos, que fica na Av. Barão de Amazonas, 25, no Centro, funciona de sexta a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos para a visitação custam R$ 20, sendo que crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada (R$ 10).

Respeitando os protocolos sanitários durante a pandemia, o museu tem entrada limitada a cinco visitantes por vez, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel na entrada.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir