Connect with us

Para combater pobreza menstrual, projeto de Petrópolis arrecada itens de higiene pessoal

Petrópolis do bem

Para combater pobreza menstrual, projeto de Petrópolis arrecada itens de higiene pessoal

Em um ano projeto já ajudou mais de 150 famílias da cidade. Ideia é, sobretudo, ajudar as mulheres a sair da situação de vulanerabilidade

Em maio deste ano a UNICEF divulgou o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”. Segundo o relatório, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Alarmantes, os números desencadearam uma série de campanhas no país. Em Petrópolis, o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho, se propôs a arrecadar absorventes para ajudar petropolitanas em situação de vulnerabilidade social.

Foto: @anacdefranco

De acordo com Pamela Mércia, idealizadora e coordenadora do projeto, a intenção é construir uma rede de solidariedade entre quem menstrua. “A ideia é que a gente possa se abraçar. Além das pessoas doarem, elas também podem ajudar compartilhando a causa para que exista uma compreensão coletiva feminina de entender que isso é um problema e um constrangimento pra quem passa por esse tipo de situação. É criar uma rede coletiva de mulheres se ajudando. A gente já fazia a entrega de produtos de higiene, mas não com a proporção que a gente pretende ter”.

Foto: Divulgação

Atuante desde abril de 2020 na cidade, o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho surgiu da necessidade de prestar ajuda a famílias petropolitanas que encontraram dificuldades em manter suas despesas em função da pandemia de Covid-19 e, sobretudo, oferecer a elas as ferramentas necessárias para que possam sair desse estado de vulnerabilidade. Além da entrega de cestas básicas, o grupo dispõe de assistentes sociais e jurídicas que estruturam currículos com base nas famílias amparadas e o auxiliam na recolocação no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação

É possível contribuir com a causa, que já ajudou mais de 150 famílias da cidade, a partir das seguintes doações, nos seguintes pontos de coleta:

Alimentos: arroz, feijão, óleo, fubá, sal, açúcar, café, trigo, farinha, molho de tomate, macarrão, milho, ervilha, sardinha, leite, biscoito e outros;

Produtos de higiene pessoal: creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, aparelho de prestobarba, cotonete, papel higiênico, fralda, lenço umedecido;

Produtos de limpeza: sabão em pó, cloro, detergente, álcool e etc;

Roupas: masculina, feminina, adulto, infantil e de bebê e calçados.

Cadastro de famílias

A iniciativa trabalha hoje com um cadastro on-line para famílias que precisam de ajuda. A partir dele a família preenche alguns dados e, em seguida, recebe o contato da equipe, que, então, agenda uma visita para identificar as necessidades de cada família. O cadastro pode ser acessado clicando aqui. Mais informações sobre o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho pode ser acompanhado no Instagram @todosjuntosninguemsozinho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir