Para combater pobreza menstrual, projeto de Petrópolis arrecada itens de higiene pessoal
Em um ano projeto já ajudou mais de 150 famílias da cidade. Ideia é, sobretudo, ajudar as mulheres a sair da situação de vulanerabilidade
Em maio deste ano a UNICEF divulgou o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”. Segundo o relatório, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Alarmantes, os números desencadearam uma série de campanhas no país. Em Petrópolis, o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho, se propôs a arrecadar absorventes para ajudar petropolitanas em situação de vulnerabilidade social.
Foto: @anacdefranco
De acordo com Pamela Mércia, idealizadora e coordenadora do projeto, a intenção é construir uma rede de solidariedade entre quem menstrua. “A ideia é que a gente possa se abraçar. Além das pessoas doarem, elas também podem ajudar compartilhando a causa para que exista uma compreensão coletiva feminina de entender que isso é um problema e um constrangimento pra quem passa por esse tipo de situação. É criar uma rede coletiva de mulheres se ajudando. A gente já fazia a entrega de produtos de higiene, mas não com a proporção que a gente pretende ter”.
Foto: Divulgação
Atuante desde abril de 2020 na cidade, o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho surgiu da necessidade de prestar ajuda a famílias petropolitanas que encontraram dificuldades em manter suas despesas em função da pandemia de Covid-19 e, sobretudo, oferecer a elas as ferramentas necessárias para que possam sair desse estado de vulnerabilidade. Além da entrega de cestas básicas, o grupo dispõe de assistentes sociais e jurídicas que estruturam currículos com base nas famílias amparadas e o auxiliam na recolocação no mercado de trabalho.
Foto: Divulgação
É possível contribuir com a causa, que já ajudou mais de 150 famílias da cidade, a partir das seguintes doações, nos seguintes pontos de coleta:
Alimentos: arroz, feijão, óleo, fubá, sal, açúcar, café, trigo, farinha, molho de tomate, macarrão, milho, ervilha, sardinha, leite, biscoito e outros;
Produtos de higiene pessoal: creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, aparelho de prestobarba, cotonete, papel higiênico, fralda, lenço umedecido;
Produtos de limpeza: sabão em pó, cloro, detergente, álcool e etc;
Roupas: masculina, feminina, adulto, infantil e de bebê e calçados.
Cadastro de famílias
A iniciativa trabalha hoje com um cadastro on-line para famílias que precisam de ajuda. A partir dele a família preenche alguns dados e, em seguida, recebe o contato da equipe, que, então, agenda uma visita para identificar as necessidades de cada família. O cadastro pode ser acessado clicando aqui. Mais informações sobre o projeto Todos Juntos Ninguém Sozinho pode ser acompanhado no Instagram @todosjuntosninguemsozinho.
Veja também:
- Conheça 21 causas sociais com que contribuir durante a pandemia em Petrópolis
- Serrano participa de campanha de arrecadação de alimentos para famílias em vulnerabilidade social
- “Fios de Amor”: APPO cria projeto para resgatar autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer
- #PratoDoDia: projeto da UNIFASE ajuda famílias em vulnerabilidade alimentar no Vale do Carangola
- 5 ONGs e entidades filantrópicas para fazer uma adoção responsável de cães e gatos em Petrópolis