Connect with us

Prefeitura reorganiza postos de vacinação e se prepara para ampliar chamamento por faixa etária em Petrópolis

Cidade

Prefeitura reorganiza postos de vacinação e se prepara para ampliar chamamento por faixa etária em Petrópolis

Novas doses do imunizante estão previstas para chegar entre esta terça (22) e quarta-feira (23)

Após divulgar a ampliação da vacinação contra Covid-19 para gestantes, puérperas e lactantes, a prefeitura disse estar se preparando para a chegada de novos lotes da vacina entre hoje (22) e amanhã (23). Com isso, haverá um novo chamamento por faixa etária em Petrópolis. Neste momento, a campanha de vacinação está disponível para pessoas a partir de 55 anos sem comorbidades e para os grupos prioritários (veja a lista completa de quem pode se cadastrar para a vacinação no final da matéria).

Foto Divulgação PMP

A reestruturação dos postos de vacinação tem o objetivo de prepará-los para as ampliações de públicos que serão feitas a partir da chegada de lotes maiores de vacinas contra a covid-19. A exemplo do que vem sendo feito desde o início da campanha, para receber a vacina é preciso se cadastrar no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br ).

Confira a nova organização da rede de vacinação em Petrópolis:

  • Campus da UCP na Rua Benjamin Constant e Parque Municipal, em Itaipava

Com a reestruturação, pessoas com comorbidades maiores de 18 anos passam a ser vacinadas em dois locais específicos: o ponto de vacinação do campus da UCP na Rua Benjamin Constant e o Parque Municipal, em Itaipava, ambos atendendo tanto quem chega a pé quanto de carro, em sistema drive thru. Pessoas com síndrome de down e autismo também devem se cadastrar para tomarem a vacina nestes pontos de vacinação. Gestantes e puérperas com e sem comorbidades que tenham laudo indicando que estão aptas a receber a vacina também continuam sendo vacinadas nestes dois pontos.

  • Casa da Educação Visconde de Mauá

Profissionais de Transporte Rodoviário Coletivo, caminhoneiros, motoristas e auxiliares de vans, maiores de 18 anos, que trabalham com o transporte escolar – público que foi alvo de um mutirão realizado no fim de semana – devem se cadastrar para receber a vacina na Casa da Educação Visconde de Mauá, onde continuam sendo vacinados também  profissionais de Educação e trabalhadores da área de Saúde também maiores de 18 anos.

  • Vacinação disponível nos nove pontos de imunização

Idosos com mais de 60 anos, que por algum motivo perderam os chamamentos anteriores, assim como pessoas sem comorbidades com mais de 55 anos continuam sendo vacinadas em nove pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos. Em todos os casos  é necessário preencher os dados cadastrais junto à Secretaria de Saúde, bastando para tanto acessar a página da prefeitura.

De acordo com os dados do vacinômetro de segunda-feira (21) à noite, 106.360 já receberam a primeira dose e 40.285 receberam a segunda dose do imunizante em Petrópolis.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

–  Gestante, puérperas e lactantes (até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos (gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando). A vacinação de gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos continuará sendo feita com a aplicação da vacinas CoronaVac ou Pfizer. As doses dos imunizantes destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.

–  Pessoas a partir de 55 anos sem comorbidades

– Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.

– Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante

– Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos

– Trabalhadores da saúde com a partir de 18 anos

– Pessoas com síndrome de down a partir de 18 anos

– Pessoas com autismo a partir de 18 anos

– Idosos a partir de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir