Connect with us

Gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidade começam a ser vacinadas nesta terça em Petrópolis

Cidade

Gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidade começam a ser vacinadas nesta terça em Petrópolis

Mulheres com e sem comorbidades do grupo devem estar cadastradas no site da prefeitura

A prefeitura inicia nesta terça-feira (22/06) a vacinação contra a covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes (que estejam amamentando até 12 meses) maiores de 18 anos sem comorbidades. Com a ampliação, todas as mulheres que fazem parte deste grupo – com e sem comorbidades – precisam se cadastrar junto à Secretaria de Saúde para receber o imunizante. A vacinação deste público continua sendo feita nos pontos da UCP – campus Benjamin Constant, no Centro – e no Parque Municipal, em Itaipava, onde já estava concentrado o atendimento às gestantes e puérperas com comorbidade. Importante frisar que este público, a partir de agora, também deve se cadastrar no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Foto Reprodução Internet

“Estamos dando mais um passo hoje na vacinação passando a atender também estas mulheres que, assim como outros grupos, estavam ansiosas para receber o imunizante. Uma vez que se trata de um grupo diferenciado que deve receber especificamente as vacinas da Pfizer ou CoronaVac, a Secretaria de Saúde concentrará o atendimento delas em dois pontos, que terão os imunizantes para este grupo. Seguiremos avançando, sempre com planejamento, responsabilidade, e cobrando a chegada de mais doses para que pessoas de outras faixas etárias sejam vacinadas”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

Assim como no caso das gestantes e puérperas com comorbidade, no momento da vacinação é necessária a apresentação de laudo médico apontando que a ela está apta a receber a vacina contra a covid-19. No caso das lactantes que estejam amamentando bebês com até 12 meses, é necessária a apresentação de laudo ou declaração que comprove que a mãe ainda está amamentando.

“Todo o planejamento vem sendo feito para que possamos acelerar a vacinação de forma organizada, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e ampliando os grupos a serem vacinados de acordo com a chegada de novos lotes de vacinas. A vacinação de gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidade representa mais um avanço neste sentido. É importante que todas se cadastrem, e no dia da vacinação apresentem a documentação”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

–  Gestante, puérperas e lactantes (até 12 meses) com e sem comorbidades acima de 18 anos (gestantes e puérperas devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina e lactantes devem apresentar declaração ou laudo que comprove que estão amamentando). A vacinação de gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos continuará sendo feita com a aplicação da vacinas CoronaVac ou Pfizer. As doses dos imunizantes destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.

–  Pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades

– Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.

– Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante

– Pessoas com comorbidades acima de 18 anos

– Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

– Pessoas com autismo maiores de 18 anos

– Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir