Connect with us

Lareiras e fogueiras são atrativos turísticos no inverno de Petrópolis

Turismo

Lareiras e fogueiras são atrativos turísticos no inverno de Petrópolis

O frio que já chegou na cidade antecipando o inverno tem atraído turistas e impulsionado a economia na cidade

Parece cena de filme, mas a lareira acesa ou uma fogueira, aquela taça de vinho e os queijos como aperitivos são comuns em Petrópolis nessa época do ano. Os cliques que mostram o charme que a cidade tem na estação mais fria do ano aparecem aos montes nas redes sociais e o cenário acaba sendo um atrativo para turistas que querem viver a mesma experiência.

Foto Reprodução Internet

Com a temperatura mais baixa, a procura de turistas por hospedagens com lareira aumenta significativamente. Segundo Marina Maciel, proprietária de uma pousada na Estrada do Bonfim, os hóspedes chegam a perguntar se os quartos têm lareira antes de fazer a reserva.

“Eles também procuram o fondue, caldos e o vinho para combinar com a lareira e esquentar essa época fria”, conta.

O público geralmente é do Rio de Janeiro, mas Marina tem visto crescer também a procura por hospedagens de pessoas de Minas Gerais e São Paulo. E o aumento do movimento começou justamente no início de junho.

Diante da queda brusca de temperatura da última semana, Marina contou que precisa acender a lareira até na hora de servir o café da manhã. Ao todo, o espaço tem cerca de 15 lareiras e está investindo na construção de uma maior.

Nesse mês, a pousada também resgatou a tradição da fogueira com marshmallow. Segundo Marina, foi um pedido dos hóspedes que também buscam a experiência instagramável, além de aquecer o frio, é claro.

Foto: Wander Rocha

Aumento nas vendas

E se há aumento da procura, o mercado precisa atender a demanda. E o inverno acaba sendo um dos impulsionadores da economia em Petrópolis. Ao mesmo tempo que cresce a busca por hospedagens com lareira, aumenta também a compra e venda de lenhas ecológicas.

Gerente de um supermercado em Cascatinha, Edmilson Belo falou que as vendas de fardos de lenha aumentaram 100% neste mês. “Acredito que vai crescer ainda mais nos próximos dias. Antes de comprar do revendedor a gente certifica que é um produto de procedência, que não é de algum lugar que possa ser desmatamento, por exemplo”, garante.

O frio que se intensificou nesta semana em Petrópolis quando os termômetros marcaram 2ºC em regiões como o Rocio, além do aumento da movimentação de turistas e cariocas que estão passando temporadas na cidade devido à pandemia foram alguns dos pontos levados em conta para que o gerente investisse em um aumento de 300% nas compras dos fardos de lenha para vender no mercado.

Crescimento até nos distritos

E o aumento das vendas não está restrito aos bairros mais próximos do Centro da cidade. Até mesmo nos distritos a procura por lenha de eucalipto aumentou.

Tiago Castilho, proprietário de uma loja de ração na Posse, também viu as vendas do produto crescerem nas últimas semanas. Só um dos clientes, ele disse que já compra em grande quantidade porque usa para lareira, fogão a lenha e forno. “Mas o pessoal está pedindo mais para esquentar o frio mesmo”, concluiu Tiago.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir