Connect with us

10 motivos para se tornar um doador de sangue em Petrópolis

Petrópolis do bem

10 motivos para se tornar um doador de sangue em Petrópolis

Você sabia que o ato diminui as chances dos doadores desenvolverem alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares?

*Atualizada às 13h05 do dia 13 de junho de 2023

Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, homenageia aqueles que já são doadores e estimula outras pessoas a também contribuírem com a causa.

O processo de coleta do sangue dura, em média, de 8 a 12 minutos e não apresenta nenhum risco à saúde do doador. Na verdade, até reduz as possibilidades de contração de algumas doenças! Confira, abaixo, nove motivos para se tornar um doador de sangue.

1- A doação de sangue diminui o risco de câncer

Durante o procedimento, há uma baixa na reserva de ferro do nosso organismo. E isso favorece a redução dos riscos do doador desenvolver algum tipo de câncer como de fígado, pulmão e de garganta: tumores cancerígenos que surgem, justamente, a partir do excesso desse mineral no corpo.

2- Se tornar um doador faz bem ao sistema cardiovascular

Diferente do que dizem, a doação de sangue não afina e nem engrossa o sangue. Durante o processo de retirada do plasma, o corpo é obrigado a repor as células vermelhas do organismo. E, por incrível que pareça, isso tudo ajuda na diminuição dos riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

3- O organismo repõe rapidamente o sangue doado

O ser humano adulto, tanto homem quanto mulher, possui em média cinco litros de sangue no corpo. Normalmente, são coletados 450 ml durante o processo, ou seja, menos de 10% é retirado do organismo. E a retirada não prejudica em nada: os níveis normais são repostos em até 72 horas.

4- Ato garante uma análise gratuita do sangue do doador

Quando você faz uma doação de sangue, você recebe do local em questão uma análise gratuita da sua amostra. Esses testes são feitos para verificar se você está apto ou não a doar, mas os resultados podem ser utilizados na sua próxima consulta médica. Entre os exames realizados estão o teste de detecção de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

5- Meia-entrada em eventos culturais

Pouca gente sabe, mas a Lei Municipal nº 5.969, de 2003, garante vários benefícios para quem decidir se tornar um doador de sangue na cidade. Uma delas é o desconto de 50% do valor nos ingressos de eventos promovidos pelo Poder Público Municipal. Para obter a meia-entrada é importante apresentar a carteirinha de doador, que pode ser obtida nos bancos de sangue ou nos hemocentros.

Foto: Ilustrativa

6- Prioridade no atendimento em bancos, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos

Ser doador garante o direito à utilização de filas destinadas às gestantes, idosos e deficientes nos bancos, estabelecimentos comerciais e órgãos da administração pública. Importante lembrar que, apesar do benefício, sempre será dada a preferência às pessoas que se encaixem nas categorias acima.

Fonte: blog.residencialdvillamathilde.com.br

7- Gratuidade em estacionamentos rotativos públicos

Outro benefício de se tornar um doador é o direito à primeira hora de gratuidade em estacionamentos rotativos públicos de Petrópolis. Para isso, o doador deverá comparecer à CPTrans munido de identidade, carteirinha de doador e comprovante de residência, para fazer um cadastro.

Fonte: correiodopovo.com.br

8- O direito a um dia de folga no ano

O doador de sangue tem direito a um dia de folga ao ano. Para isso, ele precisa apresentar o comprovante de doação para a empresa em que trabalha. Importante: ainda que você doe sangue mais de uma vez por ano, o benefício só pode ser recebido uma vez a cada 365 dias.

9- Saber que, a cada doação, até quatro vidas podem ser salvas

Após a coleta, o sangue doado é separado em diversos componentes, como plaquetas, hemácias e plasma. E, com isso, eles podem ser usados em diferentes pacientes e em variadas situações. Por isso o fato de que, a cada doação, até quatro vidas podem ser salvas.

Fonte: medquimheo.com.br

10-Não existe substituto para o sangue

Nenhum medicamento pode substituí-lo; não pode-se fabricá-lo, o mesmo só é obtido por meio da doação de um ser humano a outro.

Foto: Reprodução da internet

Como ser um doador de sangue? 

É necessário pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Como comprovar que sou um doador de sangue?

A comprovação de doador deverá ser feita por meio da apresentação de documento de identificação de doador, com foto, validade e atestado ou declaração, confirmando a ação efetuada no ano em curso ou no ano anterior. Homens podem doar a cada dois meses, e mulheres a cada três meses.

Como obter a carteirinha de doador de sangue?

Ela pode ser feita no Banco de Sangue dos locais de doação. Segundo informações do Banco de Sangue Santa Teresa, a carteirinha fica disponível para retirada de sete a dez dias após a doação. Para isso, o doador deverá levar um documento oficial com foto.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar seis meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas;
  • Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
  • Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Consulte a equipe do Banco de Sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

  • Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
  • Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
  • Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de Covid-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
  • Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa:

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias, além das pessoas em tratamento contra câncer.

O Banco de Sangue Santa Teresa segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia.

Endereço: Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, Bingen

Tel.: (24) 2245-2324 | WhatsApp: (24) 99269-4355

Horário de atendimento: Todos os dias, das 07h às 18h, incluindo fins de semana e feriados

Estacionamento gratuito no Shopping Center Badia, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1375, Bingen.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir