Connect with us

Petropolitano lança livro com contos que resgatam a história da colonização alemã na cidade

Cidade

Petropolitano lança livro com contos que resgatam a história da colonização alemã na cidade

Todos os direitos autorais do autor vão ser destinados à Central Única das Favelas

Descendente de 16 famílias alemãs, o petropolitano Sergio Kapps de Carvalho, de 65 anos, acaba de lançar seu primeiro livro. Intitulada “Contos de Réis”, a obra reúne contos escritos por ele nos últimos 10 anos e que ajudam a reconstruir a colonização alemã em Petrópolis a partir de histórias, sobretudo, de gente comum. Todos os direitos autorais de Sergio vão ser dedicados à Central Única das Favelas.

Foto: Paulo Tristão

Promotor de Justiça aposentado, o petropolitano explica que, desde a sua aposentadoria, tem se dedicado à história alemã. Como ele mesmo explica, o livro é apenas uma de suas ações no resgate das memórias relacionadas ao tema. Autor das páginas Petrópolis Alemã, no Instagram, e Petrópolis Colonizada por Alemães, no Facebook, Sergio tem trabalhado para preservar e facilitar o acesso à cultura e à história da imigração alemã na cidade.

“Tenho tido bastante receptividade. Publico informações sobre as famílias, sobre os quarteirões, sobre as casas antigas alemães, sobre as cidades de origem dos colonos. Sempre fui um colecionador de histórias e, nessa pandemia, reuni os contos no livro. São relatos do dia-a-dia da vida dos colonos alemães e de barões, e também histórias, no gênero contos e autobiografia ficcional, que podem ter acontecido ou não”.

Lançado, simultaneamente, no Brasil, em Portugal, Angola e Cabo Verde, Contos de Réis tem lançamento oficial em Petrópolis agendado para esta sexta-feira (11). A partir das 18 horas, Sergio vai participar de um bate-papo ao vivo pelo Instagram da Livraria Nobel. Já com planos para o lançamento de um outro livro em comemoração aos 200 anos da colonização germânica no Brasil, ele fala sobre a satisfação que é se dedicar ao tema.

“Já recebi mensagens de estudantes da Bahia e da Juiz de Fora que se depararam com a minha página e que queriam autorização para usar algumas informações nas testes de Mestrado. Em 2024 vamos celebrar os 200 anos da colonização germânica no Brasil e penso em fazer um livro com fatos e dados de todas as famílias que têm essas informações”, revela Sergio.

Trocadilho entre reis – em razão de Petrópolis ser, frequentemente, associada à figura do imperador – e réis – pelo fato dos contos reunirem histórias, sobretudo, de gente comum, Contos de Réis também está disponível na Travessa Cultura, Amazon (e-book), Kobo Books (e-book) e nas livrarias Cultural e Martins Fontes. O trabalho de Sergio pode ser acompanhado em @petropolisalema, no Instagram, e também no Facebook.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir