Connect with us

Petrópolis registra queda de casos graves de Covid-19 em idosos, mas tem maior número de óbitos entre jovens

Cidade

Petrópolis registra queda de casos graves de Covid-19 em idosos, mas tem maior número de óbitos entre jovens

Dados do painel de monitoramento da Covid-19 apontam a tendência ao rejuvenescimento da pandemia no município, acendendo um alerta para a necessidade da ampliação da vacinação e do reforço das medidas protetivas entre os mais jovens

Cinco meses após o início da vacinação contra covid-19 em Petrópolis e especialistas avaliam como positivo o resultado da imunização com relação aos idosos com mais de 60 anos. Segundo eles, já é possível observar queda em internações e casos graves desse grupo.

Mas ainda não há o que comemorar, uma vez que os dados do painel de monitoramento Covid-19 do município apontam a tendência ao rejuvenescimento da pandemia, com aumento do registro de mortes de pessoas mais jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos, por exemplo, foram registrados nove óbitos, sendo todos a partir de janeiro de 2021. E a maioria no mês de maio quando cinco pessoas dessa faixa etária foram vítimas da doença.

Idosos vacinados

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde já são 54.109 idosos com mais de 60 anos vacinados na cidade com a primeira dose da vacina. Com relação aos que já completaram o ciclo de imunização que contempla duas doses, o número é de 26.793.

Foto Divulgação PMP

Também foram vacinados com a primeira dose 411 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI). E 376 já tomaram também a segunda dose da vacina contra covid-19.

Para Luis Arnaldo Magdalena, diretor médico do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, os resultados são muito satisfatórios.

Ele afirma que a vacina é uma atitude correta, segura e que deve ser realizada por todas as pessoas, de acordo com o calendário de imunização dos municípios.

Porém, o médico alerta para necessidade de continuar tomando todos os cuidados contra a doença. “Vale lembrar que mesmo quem já foi vacinado deve continuar com as medidas de proteção, como uso de máscaras, higienização com álcool em gel e água e sabão, além do distanciamento social”, destaca.

Painel de monitoramento

Desde o início da pandemia, 1.223 pessoas morreram de covid-19 em Petrópolis, segundo dados do Painel de Monitoramento da Secretaria de Saúde.

No momento, 164 pessoas estão internadas com a doença na cidade. De acordo com o boletim epidemiológico, a ocupação de leitos clínicos é de 46,7%. Já a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 47,7%.

Rejuvenescimento da pandemia

Há semanas a Fiocruz tem observado um rejuvenescimento da pandemia. Os números podem ser notados também em Petrópolis.

Se por um lado, há diminuição no número de óbitos dos idosos com mais de 60 anos, por outro há aumento de mortes de pessoas mais jovens esse ano. Só em 2021, foram registradas nove mortes de pessoas da faixa etária de 20 a 29 anos e 24 mortes de pessoas da faixa etária de 30 a 39 anos.

Foto Reprodução Internet

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (8) confirma 18 novos óbitos por covid-19. Desses, dois são pessoas da faixa etária de 30 a 39 anos.

Um homem de 35 anos, morador da Vila Rica foi internado no dia 5 de abril deste ano na UPA Cascatinha. Ele foi transferido para o Hospital Nossa Senhora Aparecida. Segundo o boletim, o homem morreu no dia 13 de abril. A Secretaria de Saúde informou que ele tinha hipertensão arterial.

Já uma mulher de 39 anos, moradora do Valparaíso foi internada no dia 4 de maio no Hospital Alcides Carneiro. Ela morreu no dia 2 de junho. A vítima tinha Lúpus eritematoso sistêmico, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir